Violência sexual e trabalho infantil motivam debate público
Comissão quer avaliar políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infantil.
10/04/2014 - 17:08Discutir políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como para o combate do trabalho infantil no Estado, tendo em vista a proximidade da realização da Copa do Mundo. Esse é o objetivo de requerimento aprovado, na tarde desta quinta-feira (10/4/14), pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento é de autoria do deputado André Quintão (PT).
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2011, Minas Gerais é o segundo Estado que contém maior número de crianças e adolescentes trabalhando na faixa etária entre cinco e 15 anos. André Quintão destacou que é preciso conscientizar a sociedade sobre a importância da erradiação do trabalho infantil. "Há pessoas que partem do princípio de que é melhor um adolescente de 12 anos trabalhar do que roubar. No entanto, esquecem da importartância de mantê-las na escola", argumentou.
Em relação à violência sexual contra crianças e adolescentes, o deputado ressaltou que esse tipo de crime é um dos maiores desafios para o poder público, uma vez que acontece de forma escondida, dentro dos próprios lares.