Comissão do Crack debate questão das drogas em Ouro Branco

Audiência pública será na terça-feira (15) e é a quarta que a comissão promove no interior do Estado neste ano.

07/04/2014 - 16:58

Para tratar de aspectos relativos à prevenção e ao combate ao uso de drogas e ao tratamento de usuários, a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas promove mais uma reunião no interior do Estado. Na terça-feira (15/4/14), às 9h30, o município de Ouro Branco (Região Central do Estado) recebe a comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para tratar do tema que aflige a cidade e a região. O requerimento é do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), presidente da comissão.

A audiência da comissão acontece na Câmara Municipal de Ouro Branco (Praça Sagrados Corações, 200, Centro) e será a quarta no interior em 2014 e a sétima da comissão neste ano. Até agora, já foram realizadas reuniões em Capelinha e Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha) e Caratinga (Vale do Rio Doce), além de duas na ALMG para debater questões referentes ao cadastro de comunidades terapêuticas pelos Conselhos Municipais de Assistência Social e ao programa Aliança pela Vida, do Governo do Estado.

Para 2014, estão previstas ainda audiências públicas em Belo Horizonte, Manhuaçu (Zona da Mata), Frutal (Triângulo Mineiro) e Pedra Azul (Vale do Jequitinhonha). A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas tornou-se permanente em 2013 e tem como origem o trabalho da comissão extraordinária que tratava do mesmo tema na ALMG. Já no primeiro ano de atuação, foram 19 reuniões, com a participação de 118 convidados.

Para a reunião em Ouro Branco foram convidados as autoridades locais: Maria Aparecida Junqueira Campos (prefeita); vereador Carlos Roberto Pereira (presidente da Câmara Municipal); Beatriz Auxiliadora Rezende Machado (juíza da comarca); Marcelo Fonseca Prado (delegado de Polícia Civil); e José Lourdes de São José (promotor de justiça da comarca).

Além deles, também foram chamados: o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; o coordenador de Combate e Repressão ao Tráfico Ilícito de Entorpecentes do Ministério Público, promotor Jorge Tobias de Souza; o comandante da 65ª Companhia da Polícia Militar, 1º-tenente André Luiz de Resende Silva; a presidente da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins, Ana Martins Godoy Pimenta; e o presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, Wellington Antônio Vieira.