Agrotóxico e jeitinho brasileiro em pauta da TV Assembleia
Depressão também é um dos temas previsos no Panorama desta semana.
28/03/2014 - 11:44Riscos oferecidos pelo uso de agrotóxicos e “jeitinho brasileiro” serão os temas das duas próximas edições do programa Panorama, da TV Assembleia. Os temas serão tratados, respectivamente, às 8h30 das próximas terça (1º/4/14) e quarta-feira (2). As reprises vão ao ar às 19 horas e 1 hora da manhã.
Assista aos últimos vídeos do Programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Para tratar do tema “riscos dos agrotóxicos”, foram convidados Thales Fernandes, diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); e Eliane Novato Silva, cordenadora do Grupo de Estudos de Saúde do Trabalhador Rural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O representante do IMA explica como é o controle de venda e uso dos defensivos agrícolas em Minas Gerais e quais são os desafios da orientação ao produtor sobre tipo, quantidade e prazo de aplicação. Já a professora da UFMG acredita ser necessário alterar o modelo de produção rural, uma vez que a demanda por alta produtividade tem mudado a natureza de culturas e cultivos e demandado maior uso dos agrotóxicos – o consumo desses produtos cresceu 190%, entre 2002 e 2012.
Na edição seguinte, que será transmitida na quarta-feira (2), será abordado o “jeitinho brasileiro”, com reflexões sobre as possíveis diferenças entre a criatividade e os desvios do cidadão comum. Também será tratada a grande corrupção dos agentes públicos nas esferas e órgãos de governo.
Os convidados do programa são a professora Mariah Brochado Ferreira, da Faculdade de Direito da UFMG, e Rubens Goyatá Campante, coordenador do Grupo de Pesquisas do TRT-MG e articulista do caderno "Pensar" do Jornal Estado de Minas. A professora Mariah, que acaba de concluir Pós-Doutorado em Ética e Direito na Alemanha, comenta a preocupação acadêmica com as várias características do jeitinho e cita estudos internacionais sobre o tema. O pesquisador Rubens mostra o contexto histórico por trás do jeitinho e os limites sociológicos que tornam a tomada de decisão do brasileiro mais privativa que coletiva.
Depressão – Na edição de quinta-feira (3), o foco é a depressão, uma doença marcada por alterações nas substâncias químicas que conectam as células nervosas, interferindo no dia a dia e causando sofrimento físico e psicológico ao paciente. Os convidados são o médico Rodrigo Nicolato, que faz parte da Associação Mineira de Psiquiatria e é professor da UFMG; e o psicanalista Celso Renato Silva, professor da PUC-MG. Eles falam dos sintomas, o preconceito em relação à doença e os tratamentos nos sistemas público e particular.