Também foi aprovado pedido de debate sobre ações para mitigar os efeitos do baixo nível do reservatório do Lago de Furnas

Atividade minerária na Gandarela preocupa comissão

Parlamentares querem discutir proposta para criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela.

25/03/2014 - 18:07

Analisar os entraves colocados pela mineradora Vale do Rio Doce na proposta de criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Esse é o objetivo da audiência pública aprovada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta terça-feira (25/3/14).

O autor do requerimento, deputado Gilberto Abramo (PRB), explica que a Serra da Gandarela tem sido alvo incessante da atividade minerária devido ao seu grande potencial de recursos naturais. Ele acrescenta que a exploração descontrolada do minério pode trazer consequências ainda mais devastadoras naquela região, uma vez que o biossistema abriga um número significativo de nascentes.

Diante desta realidade, o parlamentar destaca inciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. “Com a criação do parque é possível fazer a manutenção da exploração de minério, entretanto, a Vale reprovou a proposta”, ressaltou.

Durante a reunião, foi aprovado, ainda, outro requerimento para realização de audiência pública, na qual o deputado Tiago Ulisses (PV) solicita debate para discutir ações que possam mitigar os efeitos do baixo nível do reservatório do Lago de Furnas.

Consulte o resultado da reunião.