Atividade minerária na Gandarela preocupa comissão
Parlamentares querem discutir proposta para criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela.
25/03/2014 - 18:07Analisar os entraves colocados pela mineradora Vale do Rio Doce na proposta de criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Esse é o objetivo da audiência pública aprovada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta terça-feira (25/3/14).
O autor do requerimento, deputado Gilberto Abramo (PRB), explica que a Serra da Gandarela tem sido alvo incessante da atividade minerária devido ao seu grande potencial de recursos naturais. Ele acrescenta que a exploração descontrolada do minério pode trazer consequências ainda mais devastadoras naquela região, uma vez que o biossistema abriga um número significativo de nascentes.
Diante desta realidade, o parlamentar destaca inciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. “Com a criação do parque é possível fazer a manutenção da exploração de minério, entretanto, a Vale reprovou a proposta”, ressaltou.
Durante a reunião, foi aprovado, ainda, outro requerimento para realização de audiência pública, na qual o deputado Tiago Ulisses (PV) solicita debate para discutir ações que possam mitigar os efeitos do baixo nível do reservatório do Lago de Furnas.