O Dia da Ecologia Empresarial será comemorado anualmente em 27 de outubro

Projeto institui Dia da Ecologia Empresarial

Proposta está pronta para Plenário. Comissão também aprova realização de audiência pública sobre mineroduto.

18/03/2014 - 12:25

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.946/12, na manhã desta terça-feira (18/3/14). De autoria do deputado Fred Costa (PEN), a proposta institui o Dia da Ecologia Empresarial, que será comemorado anualmente em 27 de outubro.

A Ecologia Empresarial é a preconização nas organizações de um ambiente que propicia a plena manifestação de cada colaborador como um ser humano integral, formado por componentes biológicos, intelectuais, sociais e espirituais. Trata-se da melhoria do ambiente de trabalho, o que pode influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas.

O precursor dessa ideia foi José Sintra Mourão, que colocou o conceito em prática na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A data escolhida é uma referência ao aniversário de Mourão. Atualmente, a Ecologia Empresarial já alcançou outras empresas, principalmente a partir dos livros escritos por Raul Marinuzzi.

O projeto, que tramita em turno único, esta pronto para ser apreciado em Plenário.

Mineroduto será tema de audiência

Durante a reunião, foi aprovado requerimento do deputado Rogério Correia (PT) para que seja realizada audiência pública com o objetivo de discutir a construção de um mineroduto pela empresa Sul Americana de Metais (SAM). O empreendimento tem o objetivo de levar minério do norte de Minas Gerais para Ilhéus, na Bahia, e, para isso, vai retirar água da represa de Irapé, na região do Jequitinhonha.

Os mineriodutos exigem o uso de grande quantidade de água e o parlamentar considera inadequado essa retirada de uma represa que abastece uma região de semiárido, onde não existe abundância do recurso. A audiência deve discutir, ainda, as desapropriações determinadas pelo Decreto de Numeração Especial 30, de 2014, que determina desapropriações em nove cidades do norte do Estado em função do mineroduto.

Consulte o resultado da reunião.