Transtornos causados por obra motivam visita de deputados

Parlamentares irão à vila Souza Aguiar, na Capital, verificar denúncias de descaso da Vale em empreendimento na região.

12/03/2014 - 20:28

A requerimento do deputado Paulo Lamac (PT), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá conhecer in loco as condições de infraestrutura e saneamento básico da vila Souza Aguiar, localizada no bairro Caetano Furquim, em Belo Horizonte. Os parlamentares farão uma visita ao local nesta sexta-feira (14/3/14), a partir das 17 horas, e em seguida promoverão uma audiência pública, às 19 horas, para debater com os moradores e autoridades o que constataram.

Segundo o gabinete do deputado Paulo Lamac, os moradores da vila estão insatisfeitos com os transtornos causados pelas obras realizadas pela mineradora Vale, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), na região. De acordo com a população local, a empresa não obedeceu condicionantes impostas pelo poder público para as obras, que estariam praticamente abandonadas. O resultado seriam problemas como entulho, sujeira e falhas na rede de esgoto e de iluminação.

Foram convidados para a visita e a audiência o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros; o deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG); o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o prefeito de Sabará, Diógenes Fantini; a promotora e coordenadora estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, Marta Alves Larcher; a promotora e coordenadora da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de Belo Horizonte, Cláudia Ferreira de Souza; e os padres Joel Roberto Carreira Júnior e Cássio Borges.

Também estão entre os convidados o superintendente de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, Sidnei Bispo; a superintendente operacional de Belo Horizonte da Copasa, Eneida Lima; o gerente distrital de Controle de Zoonose Leste da Secretaria de Administração Regional Municipal Leste de Belo Horizonte, José Marcos Santiago; o gerente de Assuntos Comunitários da Vale, Hélcio Borges; o analista de Relações Institucionais da FCA, Flávio Pereira; o presidente da Associação Famílias Beira Linha, Vinícius da Silva; e a presidente do Núcleo do Conselho Social e Comunitário dos Bairros Casa Branca e Caetano Furquim, Raimunda da Silva.