Com a criação do Espaço Cidadania da Assembleia, houve integração de serviços de proteção ao consumidor, cadastro para emprego e treinamento, emissão de carteira de trabalho, entre outros
Maior rapidez no atendimento é uma das vantagens da integração dos órgãos no novo local

Espaço Cidadania faz mais de 38 mil atendimentos em um ano

Assembleia registra balanço positivo ao integrar no mesmo local Procon, Sine e Decon, além da Internet Popular.

13/03/2014 - 09:00 - Atualizado em 13/03/2014 - 11:14

No primeiro ano de funcionamento do Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mais de 38 mil cidadãos foram atendidos pelos órgãos que o compõem: Procon Assembleia, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor (Decon). Além disso, a Internet Popular, novidade que surgiu com o espaço, teve quase 4 mil acessos no período (veja números no quadro abaixo).

Um dos objetivos do Espaço Cidadania é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo de forma integrada acesso a serviços de proteção ao consumidor, cadastro para emprego e treinamento, emissão de carteira de trabalho e requerimento de seguro-desemprego, entre outros. Antes de sua criação, em 13 de março de 2013, os órgãos ficavam em diferentes endereços em Belo Horizonte.

O coordenador do Procon, Marcelo Barbosa, acredita que a integração foi o diferencial para garantir os bons resultados alcançados. “O Espaço Cidadania proporcionou ao cidadão um aumento de qualidade e quantidade na prestação de serviços”, analisa. Com relação ao Procon, telefonia, cartão de crédito, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os itens que mais geraram reclamação, no primeiro ano de atividade do espaço.

Aumento das demandas – A coordenadora do Sine, Ana Carolina Ribeiro Rolla, ao avaliar esse primeiro ano de integração dos órgãos, acredita que a descoberta, pelos consumidores, do Sine na Assembleia, contribuiu para o aumento das demandas. “Avalio esse ano como muito positivo. Prova disso é que estamos com a agenda de atendimento cheia, sem horário. Acho que esse resultado foi gerado por um conjunto de fatores: o público que atendíamos antes permaneceu com a gente, e passamos a atender as pessoas da região e a contar com agendamento online", analisa. 

A integração dos órgãos também propiciou mais visibilidade à Decon, conforme explica a delegada Giomara Soares. “A procura aumentou um pouco com o novo local, até mesmo pela publicidade que o espaço ganhou”, avalia. “Entre as ocorrências mais comuns que recebemos neste primeiro ano, estão problemas com compras pela internet e compras de produtos que chegam impróprios para o consumo”, exemplifica. Segundo ela, a solução desses casos costuma ser rápida, principalmente a de produtos impróprios, que devem ser encaminhados logo para o instituto de criminalística para perícia.

Funcionamento – Localizado no Edifício Carlos Drummond de Andrade (Rua Martim de Carvalho, 94, bairro Santo Agostinho), o atendimento no local é das 8 às 18 horas, exceto o Sine, que funciona até as 17 horas. O telefone geral é (31) 2108-5500.

Cidadãos confirmam a melhoria dos serviços

O engenheiro aposentado João Francisco Baeta Costa é um dos cidadãos que usufruiu do novo espaço e comprovou a melhoria nos serviços do Procon. Ele já tinha utilizado a antiga unidade do órgão, na Rua Curitiba, e foi ao Espaço Cidadania pela primeira vez recentemente. “É nítido que aqui ficou mais organizado e eficiente”, relata o engenheiro, que foi em busca de solução para um problema de cobrança indevida de televisão por assinatura e já saiu com uma audiência de conciliação agendada.

Para quem não tinha como comparar com outras unidades, o Espaço Cidadania também gerou boas impressões. O artista gráfico João Paulo Tiago precisou tirar a 2ª via da carteira de trabalho e procurou o Sine. “Foi tudo muito rápido e simples; eu me surpreendi”, elogiou. João Paulo disse que vai voltar ao local assim que precisar de outro serviço.

Atendimentos do Espaço Cidadania em um ano
 

Procon
(até fevereiro 2014)

Sine
(até janeiro 2014)

Decon
(até março 2014)

Internet Popular
(até fevereiro 2014)

28.060 atendimentos

3.598 seguro desemprego

1.618 ocorrências formalizadas

3.933 acessos

 

4.362 audiências de conciliação

2.972 emissão de CTPS

3.213 acordos (73% das audiências)

2.467 inscritos no serviço de intermediação de mão de obra

2.978 vagas de trabalho abertas