Os deputados também aprovaram requerimentos de duas audiências públicas

ALMG discutirá benefício para servidor com deficiência

Audiência pública da Comissão do Trabalho vai abordar proposta federal de aposentadoria especial para essa categoria.

12/03/2014 - 17:08

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (12/3/14), a realização de audiência com o objetivo de discutir o Projeto de Lei Complementar Federal 250/05, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos com deficiência.

Conforme explicou o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que solicitou a reunião, a proposição visa a garantir o direito à aposentadoria especial às pessoas com deficiência após 25 anos de contribuição, independente da idade. Pela regra atual, são necessários 35 anos, se homem, e 30, se mulher, além de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco no cargo em que se dará a aposentadoria.

“Como o projeto impacta diretamente a União, os Estados e os municípios e tem repercussões diretas nas vidas de milhares de pessoas, é necessário debatê-lo em todas as esferas de governo, inclusive nas Assembleias Legislativas. A ALMG não pode deixar de fazê-lo”, justificou o deputado Celinho do Sinttrocel.

Mais audiências – Foi aprovada também reunião para apurar denúncias de descumprimento de normas trabalhistas pela empresa Embraforte Transporte de Valores. A comissão pretende ainda discutir a alteração da convenção coletiva de trabalho relativa aos empregados do comércio de minérios e derivados de petróleo, sobretudo o dispositivo que proíbe jornada laboral aos domingos, e as condições de trabalho dos servidores da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). A primeira reunião foi requerida pelo deputado Celinho do Sinttrocel; a segunda, pelo deputado Rômulo Veneroso (PV); e a última, pelos parlamentares Celinho e Rogério Correia (PT).

Consulte o resultado da reunião.