Profissionais da limpeza urbana devem ser beneficiados por projeto avaliado pela CCJ

Alteração na Lei de Resíduos Sólidos passa pela CCJ

Projeto altera dispositivo para garantir condições adequadas de trabalho aos profissionais de limpeza urbana.

11/03/2014 - 12:51

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta terça-feira (11/3/14), parecer pela constitucionalidade do Projeto de Lei (PL) 1.786/11, que trata das condições de vida e trabalho dos profissionais da limpeza urbana. O relator da matéria, deputado André Quintão (PT), considerou que existem muitas normas em vigor que contemplam o tema e, por isso, apresentou o substitutivo nº 1, sugerindo que o texto seja transformado em um dispositivo a ser incluído na Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Originalmente a proposição, de autoria do deputado Leonardo Moreira (PSDB), obriga as empresas que executam serviços de limpeza urbana a garantir aos trabalhadores do setor condições adequadas para o exercício de suas funções. O projeto ainda conceitua limpeza urbana e estabelece, em 11 incisos, as exigências que correspondem às referidas condições, dentre as quais a instalação de micropontos de apoio aos profissionais, com espaço para refeições, troca de roupas e sanitários; definição de pausas oficializadas para descanso; e realização de treinamento, campanhas, exames e alfabetização de adultos.

O relator, porém, sugeriu que o projeto desse nova redação ao parágrafo único do artigo 11 da Lei 18.031, de 2009, o que segundo ele ajudaria a sistematizar a matéria. A nova redação é de que “a coleta, o acondicionamento, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a destinação final de resíduos sólidos domiciliares serão executados de modo a garantir a proteção à saúde pública, a preservação ambiental e a segurança do trabalhador, sendo-lhe fornecidas as condições adequadas para o exercício de suas atividades.”

O projeto ainda terá que ser apreciado pela Comissão de Administração Pública antes de ser discutido e votado em Plenário, em 1º turno.

Consulte o resultado da reunião.