Preços variam mais de 100% entre supermercados
Procon Assembleia recomenda que consumidor pesquise antes de comprar.
10/03/2014 - 14:38Pesquisa de preços do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) junto a 16 supermercados de Belo Horizonte detectou variação de até 116% entre produtos da mesma marca. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 7/3/14, mostra que o consumidor pode obter grande economia se fizer suas compras em mais de um estabelecimento.
Consulte a pesquisa completa de preços nos supermercados.
O preço do feijão carioquinha apresentou variação de 72,13% entre um supermercado e outro. Produtos como o creme dental (94,69%) e o amaciante (69,44%) também registraram variações significativas. O item que mais apresentou diferença foi o sal refinado, com 116,81%.
Os preços médios de todos os itens de alimentação, higiene e limpeza pesquisados se mantiveram praticamente estáveis com relação ao levantamento de fevereiro. Entre os 106 itens alimentícios que tiveram seus preços pesquisados, foi detectada uma deflação média de 0,07%. Os preços médios dos produtos de higiene subiram 2,37% e os de limpeza caíram 0,43%.
Entre os produtos da cesta básica, o feijão sofreu reajustes entre 18,9% e 20,64%, dependendo do tipo e da marca. Já o arroz tipo Agulhinha apresenta aumento ou redução da ordem de 7%, também dependendo da marca. Outros produtos que ficaram mais caros no mês foram a farinha de trigo e o óleo de soja. Por outro lado, o preço do café em pó tradicional reduziu, em média, 15%. Ficaram mais baratos também o fubá, o leite longa vida, o extrato de tomate e a manteiga.
Entre os 21 produtos de higiene pesquisados pelo Procon Assembleia, destaca-se o aumento do preço do papel higiênico, de até 6,8%. Já as marcas de creme dental, sabonete e shampoo analisadas ficaram mais baratas. Já nos itens de limpeza, foi detectado aumento significativo no preço do álcool gel, enquanto que amaciantes e sabão em barra registraram deflação.