Hélio Fraga será homenageado por seus 50 anos de imprensa

Reunião Especial de Plenário vai comemorar a trajetória profissional do jornalista.

13/03/2014 - 16:28

O jornalista Hélio Fraga vai ser homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Atendendo a requerimento do 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Ivair Nogueira (PMDB), será realizada no Plenário da ALMG Reunião Especial para homenagear o profissional da imprensa pelos 50 anos de trabalho dedicados à comunicação em Belo Horizonte. O evento acontece na terça-feira (18/3/14), às 20 horas.

Reconhecido como um dos mais importantes profissionais da imprensa mineira, Fraga passou pelas principais redações de Belo Horizonte. Atuou nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Diário de Minas, Correio de Minas e nos semanários Binômio e Jornal de Domingo; nas TVs Itacolomy e Alterosa; e ainda, na revista 3 Tempos.

Nascido em Jaraguá (GO) em 1937, Hélio Fraga mora em Minas desde sua infância, e reside em Belo Horizonte há mais de 55 anos. Na Capital, casou-se em 1967 com a educadora Ana Maria Noce Fraga, com quem teve três filhos: Luiz Otávio, falecido aos 12 anos, vítima de câncer cerebral e personagem de seu livro mais famoso ("O Menino Valente"); e Marcelo e Ana Cristina, ambos casados. Fraga tem ainda quatro netos.

De 1967 a 1987, trabalhou no Estado de Minas, onde foi editor de Esportes, chefe de reportagem e editorialista. Foi também produtor do programa esportivo "Bola na Área", da TV Alterosa. Pelo jornal Binômio, ganhou dois troféus Cid na festa dos Melhores da Imprensa, nos anos 60, como melhor repórter e autor da melhor reportagem. Foi o primeiro jornalista mineiro a receber o troféu Bola de Ouro, no Rio de Janeiro, além de três troféus Gandula em São Paulo. Fraga já cobriu três Copas do Mundo.

Por quase 25 anos, dedicou-se ao jornal Hoje em Dia, onde criou o caderno de Turismo. A partir daí, tornou-se recordista de prêmios na imprensa especializada em viagens, com troféus nacionais e internacionais, destacando-se a Medalha de Ouro do Governo da França (2002) e oito Diplomas de Honra da Comissão Européia de Turismo. Recebeu ainda prêmios nos Estados Unidos, em Portugal, no México e na Alemanha.

Além de jornalista, Hélio Fraga é também escritor, tendo publicado seis livros, os quais tiveram a renda totalmente dedicada ao Hospital Mário Penna. Depois de "O Menino Valente", ele escreveu "Andanças - Caminhos do Mundo" (crônicas de viagens), "Bola na Área" (crônicas esportivas), "Ser Pai" e "Família, Último Lugar?" (os dois sobre paternidade responsável) e "Qualidade Total - Homem ou Máquina?" (treinamento gerencial).

O repórter também trabalhou por 16 anos na Cemig, onde percorreu todo o Estado ajudando nos programas de conscientização sobre racionalização do uso da energia. Também coordenou a área de comunicação da empresa, onde foi ainda assessor de imprensa e assistente da diretoria.

Em 1986, no governo Hélio Garcia, foi secretário adjunto de Estado de Minas e Energia durante quatro meses. Outros cargos exercidos por ele foram de diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, diretor da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos e presidente regional da Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo (Abrajet).