Comissão também aprovou requerimento de reunião sobre sala de audiências especiais no CRESS de Belo Horizonte

Objetivos do Milênio motivam debate conjunto de comissões

Comissão de Participação Popular aprova requerimento para formalizar sua participação no evento.

27/02/2014 - 16:24

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, durante reunião nesta quinta-feira (27/2/14), dois requerimentos para a realização de reuniões.

O primeiro deles é de autoria dos deputados Durval Ângelo (PT), Duarte Bechir (PSD), Célio Moreira (PSDB), André Quintão (PT), Carlos Mosconi (PSDB) e da deputada Maria Tereza Lara (PT). O pedido é de realização de um debate público conjunto das Comissões de Direitos Humanos; de Educação, Ciência e Tecnologia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Participação Popular; e de Saúde. O propósito é debater os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O segundo requerimento, de autoria do presidente da comissão, deputado André Quintão, é de audiência pública para discutir a implementação da sala de audiências especiais, por meio da metodologia do projeto Depoimento Sem Dano ou Inquirição Especial de Crianças e Adolescentes, no Centro Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.

De acordo com o parlamentar, essa sala de audiências é uma luta antiga do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), mas a metodologia do Depoimento Sem Dano poderia causar constrangimento profissional a psicólogos. “Os depoimentos de crianças e adolescentes serão coletados por psicólogos nessa sala monitorada, mas os profissionais não se sentem à vontade em serem um terceiro ente envolvido no contato com essas vítimas. Queremos um debate para que os crimes contra os jovens sejam apurados sem nenhuma polêmica”, explicou.

Consulte o resultado da reunião.