A segunda reunião preparatória do evento foi realizada sob a coordenação do deputado Durval Ângelo

ALMG prepara ciclo de debates sobre 50 anos do golpe militar

Evento será realizado em 31 de março e 1º de abril, no Plenário, com apoio de diversas entidades.

20/02/2014 - 14:30

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, nos próximos dias 31 de março e 1º de abril, um ciclo de debates sobre os 50 anos do golpe militar de 1964. Nesta quinta-feira (20/2/14), foi realizada a segunda reunião preparatória do evento, sob a coordenação do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Durval Ângelo (PT).

A programação do evento contempla a palestra magna "Direito à Verdade, à História e à Memória", quatro painéis ("Contexto do Golpe Militar de 64", "Múltiplos Olhares da Resistência", "Fim do Regime e Transição: (des)caminhos e processos" e "Da Redemocratização ao Dias Atuais: Dilemas e Perspectivas") e uma série de debates, todos a serem realizados no Plenário.

Está prevista, ainda, a reedição da exposição "1964 a 1985: A Subversão do Esquecimento", entre 31 de março e 18 de abril, na Galeria de Arte da ALMG - exibida anteriormente em 2004, por ocasião dos 40 anos do golpe. Outras atividades ainda poderão integrar o evento, como uma série de audiências públicas com a recém-criada Comissão da Verdade em Minas Gerais, a edição de publicações especiais e a exibição de filmes censurados à época.

Moção de repúdio - Durante a reunião, foi aprovado o envio de moção de repúdio ao banco Itaú pela edição e distribuição da "Agenda 2014", na qual consta o dia 31 de março como "Aniversário da Revolução de 1964". Segundo Betinho Duarte, assessor especial da Comissão da Verdade e do Memorial da Anistia Política do Brasil, trata-se de grave ofensa ao povo brasileiro. "Já fiz, inclusive, uma representação no Ministério Público Federal, solicitando que o banco faça o imediato recolhimento das agendas, retratação pública e pagamento de danos morais ao Estado brasileiro", afirmou. A moção será enviada pela Comissão de Direitos Humanos, segundo Durval Ângelo.

Participaram da reunião preparatória integrantes dos gabinetes dos deputados André Quintão (PT), Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Durval Ângelo (PT), Rogério Correia (PT) e Paulo Lamac (PT) e da deputada Luzia Ferreira (PPS), além de representantes de mais de 10 entidades, como Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil, Comissão da Verdade da OAB-MG, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Fórum Político Interreligioso de Belo Horizonte, União Nacional dos Estudantes, Central dos Trabalhadores do Brasil e Comissão da Verdade em Minas Gerais.

Novo encontro da comissão organizadora foi agendado para a próxima quinta-feira (27/2/14), às 9 horas, na ALMG.