Aleijadinho será tema de medalha comemorativa
Encontro na Assembleia inicia definições para lançamento da peça, que ocorrerá no dia 18 de novembro.
18/02/2014 - 13:13Como preparativo para as homenagens do bicentenário da morte de Aleijadinho, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com o poder público envolvido com o patrimônio cultural e com representantes do Clube da Medalha da Casa da Moeda, promoveu, na manhã desta terça-feira (18/2/14), reunião para definir a elaboração da medalha comemorativa e seu calendário de divulgação. Uma das ações acertadas durante o encontro ocorrido no Salão Nobre da ALMG foi a realização de um consulta pública, por meio dos sites da ALMG e da Secretaria de Estado de Cultura, para que a sociedade civil vote e escolha qual imagem da obra de Aleijadinho deverá ser cunhada na peça.
A sugestão de uma consulta pública foi feita pela secretária de Cultura, Eliane Parreiras, a partir da ideia do presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Elismar Prado (PT), de envolver a sociedade nas homenagens a Aleijadinho. Na reunião, que foi comandada pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), ficou também acertado que o lançamento da medalha será no dia 18 de novembro, data em que é comemorado o Dia do Barroco Mineiro. Essa data comemorativa foi instituída pela Lei 20.470, de 2012, oriunda do Projeto de Lei (PL) 3.396/12, de autoria do deputado Dinis Pinheiro.
Segundo a gerente do Clube da Medalha da Casa da Moeda, Valéria Fionda, o objetivo do encontro era definir o dia do lançamento, o que deve ser colocado no verso e reverso, e qual tipo (ourto, prata e bronze) e quantidade da medalha. Após essa definição, de acordo com Valéria, a Casa da Moeda irá elaborar o projeto e trazê-lo para aprovação. Ela explicou que as medalhas de bronze, por exemplo, dependendo da tiragem, terão o valor em torno de R$ 45 a R$ 120 a unidade.
As medalhas têm 50 milímetros de diâmetro e a de bronze pesa 55 gramas; a de prata, 64; e a de ouro tem 100 gramas.
Valéria explicou ainda que, antes da venda das medalhas, que poderão ser compradas por meio do Clube da Medalha e serão numeradas, haverá o lançamento das peças. Esse lançamento representa a descaracterização da cunhagem, ou seja, a medalha não poderá ser cunhada novamente. Para Valéria, o lançamento no Dia do Barroco é uma ocasião muito especial, em vista da importância de Aleijadinho para Minas Gerais e para o barroco. Segundo a assistente técnica do Clube da Medalha, Cléo Santos, na ocasião do lançamento, a ALMG irá receber o par de cunhos e três exemplares da medalha.
Participante da comissão curadora para criação da medalha, a historiada Cristina Ávila apresentou algumas sugestões de imagem. A partir de sua seleção, ficou definido que os participantes das comissões curadora e gestora irão selecionar as cinco imagens para votação na consulta pública.
Além dos deputados citados na reunião, participaram do encontro o deputado Tiago Ulisses (PV), Dilzon Melo (PTB) e Liza Prado (Pros); e o deputado federal Weliton Prado (PT-MG).
A nova reunião será no dia 10 de março, quando serão definidos o calendário e a consulta pública.