ALMG vai homenagear sindicato de prestadores de serviço

Reunião Especial atende a requerimento do deputado André Quintão (PT) e marca os 50 anos do Senalba-MG.

18/02/2014 - 14:10

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima segunda-feira (24/2/14), às 20 horas, Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Empregados em Entidades de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional no Estado de Minas Gerais (Senalba-MG). A solenidade atende a requerimento do deputado André Quintão (PT).

O Senalba-MG é o sindicado dos trabalhadores do chamado Sistema S, que  é formado pelas entidades prestadoras de serviço no Estado, como o Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sescoop, Sest, Senat e Senar. A associação engloba ainda funcionários de Assistência Social em Minas. 

A história do Senalba-MG se confunde com a trajetória de luta e conquistas da classe trabalhadora brasileira, participando de modo efetivo de praticamente todos os momentos políticos importantes da história recente do País.

Durante a ditadura militar, o então chamado Secrasof – antigo Senalba – teve atuação tímida devido ao cerceamento da participação política e da repressão. O ex-presidente do sindicato, Ernesto Passos, lembra que as direções do Sesi, Senai, Sesc e Senac - os chamados 4S - apoiavam a o regime militar, dificultando a participação do funcionalismo.

Com o início do processo de abertura política no País, no final dos anos de 1970, o Senalba se juntou a movimentos sociais, partidos políticos, intelectuais, além de outros sindicados, e se tornou personagem da redemocratização no Brasil.

Para o autor do requerimento, homenagear o Senalba pelos 50 anos de existência "é homenagear a luta do sindicalismo brasileiro".