Pavimentação da MG-760 é tema de audiência pública
Comissão de Transporte vai a Marliéria discutir necessidade de asfaltamento da rodovia.
14/02/2014 - 18:33Debater a pavimentação da MG-760, seu traçado, ligações e alças. Esse é o propósito da audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (20/2/14) pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Marliéria (Vale do Rio Doce). A reunião, que atende a requerimento do vice-presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), será realizada a partir das 14 horas, no sítio Vale das Palmeiras (MG-760, em frente ao canteiro de obras da Tamasa Engenharia).
De acordo com a justificativa do deputado, a estrada - que corta o Parque Estadual do Rio Doce - não tem pavimentação e apresenta condições bastante precárias para o tráfego. A melhoria é uma demanda antiga de moradores e turistas. A MG-760 liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, à cidade vizinha de São José do Goiabal, que fica num entroncamento com a BR-262. Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel, a obra facilitará o acesso à BR-262 e ainda poderá baratear os custos de transporte das mercadorias que circulam entre o Vale do Aço e a Zona da Mata. O parlamentar alerta para necessidade de um amplo debate sobre essa questão.
“Além do Parque Estadual do Rio Doce, as comunidades e municípios vizinhos também serão beneficiados. O acesso facilitado à BR-262 poderá acelerar o crescimento da região, atrair novos empreendimentos, fomentar o turismo, promover o comércio", acredita o parlamentar. De acordo com ele, os primeiros trabalhos para a pavimentação começaram em agosto do ano passado e em dezembro foram interrompidos. "Nossa região não pode ficar refém desse 'vai não vai'. A obra é importante e tem de ser feita o mais rápido possível. Se há adequações ao projeto – para atender demandas ambientais –, que sejam feitas logo. Não podemos deixar a população esperando, prejudicar milhares de pessoas por causa de problemas jurídicos”, declara Celinho do Sinttrocel.
Convidados – Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o advogado-geral do Estado, Marco Antônio Rebelo Romanelli; o vice-presidente da Câmara Municipal de Marliéria, Marco Túlio Martins; a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, Lilian Maciel Santos; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Santos Monteze; a superintendente regional de Meio Ambiente do Leste de Minas, Maria Helena Batista Murta; o titular da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, Leonardo Castro Maia; e o presidente da entidade ambientalista Fundação Relictos de Ipatinga, José Ângelo Paganini.