Paulo Lamac e representantes da sociedade civil discutem ações para o ciclo de debates

ALMG organiza evento para lembrar os 50 anos do golpe de 64

Entidades se reuniram nesta quinta-feira (13) para discutir o formato do ciclo de debates.

13/02/2014 - 18:40 - Atualizado em 14/02/2014 - 15:27

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, em data a ser definida, um ciclo de debates para discutir o significado dos 50 anos do golpe de 1964 para a sociedade brasileira e suas implicações políticas. Nesta quinta-feira (13/02/13), foi realizada a primeira reunião preparatória do evento, com a participação de mais de 15 entidades.

A reunião foi coordenada pelo deputado Paulo Lamac (PT), que é autor do requerimento para a realização do debate, juntamente com os parlamentares Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Durval Ângelo, André Quintão e Rogério Correia, todos do PT. “O golpe não está em um passado distante. Os fatos precisam ser rememorados para que não tenhamos acontecimentos semelhantes aos daquela época. Afinal, vivemos os desdobramentos do período militar até hoje. O Brasil poderia estar em outro patamar de desenvolvimento se não tivesse se fechado durante tanto tempo”, justificou o deputado Paulo Lamac.

A presidente da União da Juventude Socialista de Minas Gerais (UJS-MG), Luiza Tafetá, reforçou a importância do evento, principalmente, para os que não viveram o período. “É um momento oportuno para lembrarmos os heróis que lutaram contra esse regime e também para demarcar os resquícios desse período que ainda resistem em nossa sociedade”, pontuou.

Durante a reunião foram apresentados os dias de 31 de março e 1º de abril para a realização do evento, data em que os militares começaram a tomada de poder no País, que perdurou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente da República. Além do ciclo de debates, também foram sugeridas exibições de filmes, documentários e fotografias sobre a ditadura militar, lançamento de livros que abordem o tema e ações pontuais ao longo do ano.

A próxima reunião preparatória está marcada para o dia 20 de fevereiro, com o objetivo de organizar as sugestões e também discutir a sua viabilidade.