Terapias integrativas serão debatidas em audiência
Parlamentares da Comissão de Saúde querem discutir práticas alternativas como homeopatia e medicina oriental.
12/02/2014 - 11:46Realizar audiência pública para debater a inclusão das terapias integrativas no sistema estadual de saúde. Esse é o teor do requerimento que a Comissão de Saúde a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na reunião desta quarta-feira (12/2/14), a requerimento da deputada Liza Prado (Pros). O objetivo é sugerir políticas públicas que visem à inclusão das terapias integrativas nos programas de saúde pública e privada do Estado, bem como fornecer soluções legislativas nesse sentido.
Segundo a justificativa da parlamentar, o debate intenciona também ampliar a divulgação e os benefícios que essas práticas proporcionam, assim como ouvir representantes do segmento dos terapeutas e também das instituições de ensino superior que ministram cursos visando à normatização dessas terapias. Tudo com o fim de contribuir para consolidar uma política estadual de saúde integrativa.
Integrando práticas - As terapias integrativas abrangem, entre outras áreas complementares, homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, práticas da medicina oriental e acupuntura. O exercício dessas áreas está oficializado na Portaria 971/06 do Ministério da Saúde, que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política pública, que é monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visa a contemplar, promover e institucionalizar essas práticas complementares.