Procon instala opiniômetros criados por servidores da ALMG
Equipamento dará mais agilidade à avaliação dos atendimentos. Também foi criado sistema de emissão de senhas.
10/02/2014 - 11:00Com o objetivo de avaliar a satisfação do atendimento no Procon Assembleia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criou um “opiniômetro” para o Espaço Cidadania. O aparelho foi projetado e construído por servidores da ALMG para se integrar a um software livre brasileiro (conhecido como SGA), desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Por meio desse mesmo software, também foi criado para o Espaço Cidadania um sistema de emissão de senhas de atendimento.
O “opiniômetro”, instalado na última segunda-feira (3/2/14), é um dispositivo USB, conectado a um computador. Ele tem quatro botões por meio dos quais o usuário pode avaliar o serviço como “ótimo”, “bom”, “regular” ou “ruim”. São nove aparelhos disponibilizados em todos os balcões de atendimento.
“Com o dispositivo, conseguiremos medir com mais precisão a qualidade do serviço prestado ao cidadão”, acredita o coordenador do Procon, Marcelo Barbosa, que considera o instrumento “muito prático”. Segundo Marcelo, os resultados obtidos com o novo aparelho serão monitorados para evitar distorções, “porque, muitas vezes, o consumidor se confunde: ele faz a avaliação de acordo com a solução de seu caso, e não segundo a qualidade do atendimento”.
Avaliações de atendimento - O aparelho dará maior agilidade ao processo, uma vez que o usuário só precisará apertar um botão para fazer a avaliação. Antes, era preciso preencher uma ficha com o nome, o horário de atendimento e a identificação do atendente. Uma outra vantagem do “opiniômetro” está relacionada à facilidade na emissão de relatórios.