ALMG visita unidade hospitalar em Ubá

Denúncias de falta de estrutura e higiene motivaram audiência da Comissão de Direitos Humanos.

07/02/2014 - 14:22

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará, a partir das 9 horas desta quinta-feira (13/2/14), a Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá (Zona da Mata), com o intuito de apurar denúncias de violações de direitos humanos contra pacientes internados na unidade. Além da visita, será realizada, na mesma data, uma audiência pública na unidade, localizada na Rodovia Ubá – Juiz de Fora, km 06, na Zona Rural do município.

Segundo um dos autores do requerimento que deu origem à visita, deputado Rogério Correia (PT), foram feitas denúncias de falta de medicamentos, condições de higiene e roupas adequadas. Além disso, o hospital, que é ligado a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), teria esgoto a céu aberto, tratamento inadequado de água e ausência de saída de emergência. Outro problema, segundo o parlamentar, é a falta de prestação de contas do dinheiro mensal que procuradores recebem pelos pacientes crônicos, a maioria deles incapazes de discernir valores financeiros.

A audiência foi solicitada também pelos deputados Durval Ângelo, Maria Tereza Lara, Adelmo Carneiro Leão (todos do PT) e por Glaycon Franco (PTN).

Convidados: Foram chamados para participar da reunião o prefeito de Ubá, Edvaldo Baião Albino; a presidente da Câmara Municipal da cidade, Rosangela Maria Alfenas de Andrade; o deputado federal e presidente da Frente Nacional de Combate à Hanseníase, Nilmário Miranda; a representante do Ministério da Saúde Magda Levantezi; o diretor da Casa de Saúde Padre Damião, Cleverson Mosqueira; o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio; o assessor do Complexo de Reabilitação e Cuidado ao Idoso da Fhemig, Tiago Sávio Moreira Possas e o representante do Morhan, José Afrânio da Silva.