A CPI também aprovou pedido do relator de distribuição de avulsos (cópias) do relatório final aos demais parlamentares

CPI da Telefonia prorroga seus trabalhos até 19 de fevereiro

Nessa data, os deputados receberão representantes das operadoras de telefonia para assinatura de termo de compromisso.

05/02/2014 - 11:48 - Atualizado em 05/02/2014 - 16:50

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prorrogou seus trabalhos por mais 30 dias. O requerimento, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado pelos deputados da CPI nesta quarta-feira (5/2/14), quando estava prevista a apreciação do relatório final. Esse mesmo requerimento foi ratificado à tarde, na Reunião Ordinária do Plenário. Mas, por um acordo de lideranças, a Comissão deve encerrar seus trabalhos antes do prazo previsto, no próximo dia 19, quando o relatório será lido.

A pedido do relator da CPI, deputado João Leite (PSDB), foi aprovado, ainda, requerimento de sua autoria para que as empresas de telefonia estejam presentes no dia da leitura do documento e seja firmado um termo de compromisso para a solução dos problemas detectados pala comissão.

A comissão aprovou, também, outro pedido do relator de distribuição de avulsos (cópias) do relatório final aos demais parlamentares, para que sejam apresentadas propostas e sugestões ao texto. O deputado João Leite agradeceu a todos os profissionais envolvidos no trabalho e destacou que o relatório traz propostas para que os serviços de call center das operadoras de telefonia sejam aperfeiçoados. Segundo ele, as principais reclamações dos consumidores são das longas esperas e da dificuldade na resolução de problemas. “Mais que isso, é preciso que as relações de trabalho com os profissionais que atuam nos call centers sejam revistas”, salientou.

O parlamentar afirmou, também, que o relatório traz uma proposta de legislação para o setor. O Projeto de Lei 4.341/13, de autoria da própria CPI, obriga as operadoras de telefonia móvel a manterem postos de atendimento presenciais em localidades com população acima de 20 mil habitantes. Outro projeto proposto tem como objetivo tornar obrigatória a afixação de informações relativas ao uso do telefone celular em estabelecimento comercial responsável pela venda de produtos e pela prestação de serviços de telecomunicações.

Também compõem o texto recomendações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de mais rigor na fiscalização e punição das empresas infratoras e também de alterações no Código de Defesa do Consumidor, para alertar sobre a importância de consultar os manuais dos aparelhos telefônicos, evitando riscos à saúde. “Queremos que as operadoras assinem um termo de compromisso conosco e que a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG tenha acesso ao relatório e dê continuidade ao nosso trabalho”, disse o deputado João Leite.

O presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), também chamou a atenção para alguns pontos do relatório final. Para ele, o termo de compromisso a ser firmado com as operadoras, o mutirão proposto pelas empresas para solucionar as reclamações trazidas à CPI e a proposta de cobertura de 100% das zonas rurais dos municípios mineiros até o final de 2015 são os pontos mais importantes do texto.

Deputados destacam que CPI atendeu clamor popular

O primeiro signatário do requerimento para a criação da comissão, deputado Sargento Rodrigues, lembrou que a instalação da CPI se deu pela assinatura de 45 parlamentares, o que, para ele, demonstra a importância do trabalho. Ele destacou que as pessoas estão cansadas de serem desrespeitadas pelas operadoras e clamam por soluções. “O trabalho foi muito produtivo, especialmente pelas idas da comissão às empresas. Pudemos constatar que o alto índice de reclamações dos consumidores se justifica. É inaceitável o descaso dessas empresas com seus clientes”, lamentou.

O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) também destacou que a CPI foi fruto de pressão popular. Ao lembrar que as operadoras de telefonia são líderes em reclamações nos procons, o parlamentar disse que o desejável é que haja um entendimento entre empresas e consumidores. “Nunca fizemos caça às bruxas. Procuramos apenas intermediar os debates, e acredito que, com a assinatura do termo de compromisso, a realidade será outra”, afirmou.

O deputado Ulysses Gomes (PT) reforçou a importância da prorrogação dos trabalhos e da distribuição do relatório final em avulso. Sobre o texto, ele destacou que os call centers das operadoras são um dos maiores gargalos do setor. “É preciso apresentarmos propostas concretas que melhorem as relações de trabalho nesses locais, assim como o atendimento ao cidadão”, ponderou.

Próximas reuniões - Na agenda da CPI, ficou definida uma reunião na próxima quarta-feira (12), para que os deputados deem sugestões ao relatório final, e outra no dia 19 de fevereiro, para a apreciação do documento e da assinatura do termo de compromisso com os representantes das operadoras de telefonia.

Consulte o resultado da reunião.