O prefeito de São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis, recebeu placa alusiva à homenagem das mãos de parlamentares e outras autoridades presentes

São João del-Rei recebe homenagem por seu tricentenário

Importância da cidade histórica como polo cultural e berço de personalidades foi destacada por parlamentares.

09/12/2013 - 22:13 - Atualizado em 10/12/2013 - 11:21

A bela paisagem, a importância como polo cultural e comercial, berço de personalidades políticas que ajudaram a consolidar a democracia brasileira, morada de povo acolhedor e hospitaleiro. Todas estas foram qualidades ressaltadas durante Reunião Especial em homenagem ao tricentenário de São João del-Rei, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta segunda-feira (9/12/13). A solenidade teve a participação do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

O presidente Dinis Pinheiro disse ser eternamente grato a São João del-Rei por sua “rica história, que tanto engrandece as conquistas de Minas Gerais”. “A cidade tem a marca do Barroco, que foi abraçado por esta Casa por meio da instituição do Dia do Barroco Mineiro, celebrado neste ano pela primeira vez em 18 de novembro”, destacou. O presidente lembrou também, de três são-joanenses ilustres: Nhá Chica, Tiradentes e Tancredo Neves. “Que Nhá Chica sempre nos abençoe e inspire a construir uma sociedade mais solidária”.

O requerimento para a realização da reunião foi do deputado Rômulo Viegas (PSDB). O parlamentar mostrou-se emocionado. “A cidade é a terra onde fiz a minha história e a de minha família”, afirmou. Ele mencionou fatos históricos sobre o município, como a Guerra dos Emboabas, que aconteceu no começo do século XVIII.

“São João del-Rei não se deixou abalar pelo fim do ciclo do ouro. Soube encontrar em outras atividades, especialmente o comércio, alternativa para prosseguir em seu desenvolvimento”, afirmou o parlamentar. Ele também deu destaque ao fato de a cidade ser um importante polo social e cultural do Barroco Mineiro e ser o local onde se fundou a primeira casa bancária mineira, em 1860.

Também são-joanense, o deputado Pompílio Canavez (PT) ressaltou que, além de ser a “terra onde os sinos falam”, São João del-Rei também é a terra do povo trabalhador. “Hoje também temos de celebrar todos os que nesses 300 anos trabalharam muito para que nossa terra seja reconhecida em todo o Estado e em todo o País”.

O deputado Doutor Wilson Batista (PSD) declarou ter eterna gratidão pela cidade onde nasceu e foi criado. “Sinto-me muito feliz por ser filho de uma terra tão querida, onde grandes personagens da história brasileira nasceram, como Tancredo Neves, cuja ausência está sendo sentida lá até hoje. Mas a família dele tem honrado o trabalho desse grande estadista”, disse.

O prefeito de São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis, destacou que a cidade “entregou a vida de seus filhos pela liberdade, soberania e democracia do Brasil”, referindo-se aos inconfidentes mineiros e a Tancredo Neves. Ele também disse ter orgulho e ciência da responsabilidade que é ser prefeito de uma cidade tão peculiar. “Nosso município tem mais de 1.500 quilômetros quadrados e mais de 80 mil habitantes, com todas as suas comunidades. É quase um país! Mas ainda assim sua história e cultura ultrapassam seus próprios limites”. Ele também deu destaque a conquistas recentes da cidade, como a beatificação de Nhá Chica e a restauração do acervo do fundador da cidade, encontrado recentemente.

São João del-Rei - São João del-Rei tornou-se cidade oficialmente em 1838, mas já existia como vila desde o século XVI. Movimentada pela descoberta do ouro em 1704, o local cresceu com rapidez, tornando-se ponto de referência comercial da região. A rica cultura da cidade é marcada pelos atrativos naturais e pelos elementos barrocos, rococós e ecléticos, que se mesclam nas ruas e nas construções.

São João del-Rei é terra de grandes nomes, como o escritor Otto Lara Resende, o embaixador Gastão da Cunha, o poeta Lincoln de Sousa, o cardeal Dom Lucas Moreira Neves, o ex-presidente Tancredo Neves, a poetisa Barbara Heliodora, dentre outros.