Caminhantes da Estrada Real são homenageadas pela ALMG
Dinis Pinheiro entregou placa para cerca de 80 mulheres do grupo, durante almoço comemorativo.
09/12/2013 - 15:57A Associação das Caminhantes da Estrada Real (Acer) foi agraciada nesta segunda-feira (9/12/13) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos seus dez anos de fundação. Durante um almoço com as integrantes, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), entregou uma placa que alusiva à homenagem ao grupo de cerca de 80 mulheres.
Dinis também foi presenteado com dois livros já publicados pela Acer: “Estrada Real de Flor e Fogão” e “Boni, um cachorro real”. Ele elogiou o trabalho da associação e o relacionou aos compromissos da Assembleia. “A Assembleia compartilha esse momento com muita alegria e conquista uma relação cada dia mais sólida com as caminhantes da Estrada Real. Os objetivos do grupo são similares aos da Assembleia: cultivar nossa história e reafirmar nosso compromisso com um meio ambiente cada dia mais respeitado e cultivado”.
A ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, presidente da Acer, contou que o principal foco da associação hoje é o ambiental. Disse ainda que as caminhantes têm como meta plantar um milhão de árvores em Minas Gerais. “Nosso propósito é não apenas caminhar, mas também plantar árvores e cuidar do meio ambiente. Já chegamos ao 32º município com árvores plantadas”, relatou Maria Elvira.
Segundo a presidente da Acer, o grupo começou há dez anos com 23 mulheres. Por seis anos, elas fizeram o roteiro do Caminho Velho da Estrada Real, que vai de Diamantina, na Região Central do Estado, a Parati, no Rio de Janeiro. Hoje, as caminhantes possuem uniforme, uma sede no Parque Mangabeiras, em Belo Horizonte, cinco livros lançados e um hino, que elas cantaram durante a homenagem desta segunda-feira. Os livros contam sobre as viagens, cantigas de roda, fazem um registro das flores e da culinária dos municípios por onde passaram. Um deles revela a história do cão Boni, que caminhou por 80 quilômetros com o grupo pela Estrada Real. A Acer também já realizou 12 seminários regionais e, além do compromisso ambiental, atua nas áreas de cultura, educação, turismo, saúde e ação social nas comunidades visitadas em suas caminhadas.