Solenidade no Plenário marca 65 anos da Emater-MG
Homenagem reuniu funcionários, dirigentes e políticos na noite desta sexta-feira (6) na ALMG.
06/12/2013 - 22:19Na noite desta sexta-feira (6/12/13), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu Reunião Especial para homenagear os 65 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com a presença de funcionários e dirigentes da empresa, além dos secretários de Estado de Trabalho e Emprego, José Silva, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento.
O autor do requerimento para a homenagem foi o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), que destacou a importância dos "65 anos de vida, prestígio, respeito e do trabalho que transforma nosso Estado". Emocionado, ele falou sobre o que chamou de "história de amor, amizade, respeito e parceria com a Emater", que começou quando ele tinha 17 anos. "Se hoje sou deputado, devo à Emater. Sou filho da Emater, que me moldou para a vida, para agir e produzir melhor", afirmou. "Quero homenagear a empresa porque sou a Emater e vivo a Emater", completou.
O presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, disse que a empresa sente-se honrada pelo reconhecimento do seu trabalho. "Esta homenagem é motivo de orgulho e a certeza de que avançamos bem nesses 65 anos, produzindo resultados para a sociedade e para os trabalhadores rurais", disse.
Para esta homenagem, José Ricardo Roseno evocou dois atores fundamentais para a Emater, que são os profissionais da empresa e os agricultores. Segundo ele, os profissionais são pessoas dotadas de capacidade crítica e construtiva, e os agricultores souberam valorizar o trabalho da empresa, caminhando na direção da emancipação e da sustentabilidade. "Temos ouvidos sensíveis para as demandas dos mineiros. Vida longa à nossa Emater, aos produtores rurais, agricultores familiares e parceiros", disse.
Na opinião do deputado Arlen Santiago (PTB), que representou a Mesa da ALMG, a Emater, ao longo desses anos, vem contribuindo para o desenvolvimento da agricultura no Estado, ao trabalhar pela promoção do desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Ele reforçou, em seu discurso, a justa homenagem para aqueles que muito contribuiram e têm a contribuir para o Estado.
Os secretários de Estado do Trabalho e Emprego, José Silva, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, parabenizaram a Emater e destacaram os desafios da extensão rural como ferramenta de transformação social. "Sem dúvida nenhuma a Emater é uma das maoires empresas que temos no nosso Estado", afirmou o secretário Elmiro Nascimento.
Ainda durante a reunião, o violeiro Osmar Lins executou o Hino Nacional e apresentou as músicas "Tocando em frente", de Almir Sater, e "Vide vida marvada", de Rolando Boldrin.
História – A empresa evoluiu a partir da primeira instituição de assistência técnica e extensão rural do Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada em 1948. Com o nome Emater-MG oficializado em 1975, a instituição planeja, coordena e executa programas de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Estado, difundindo conhecimentos de natureza técnica, econômica e social.
Desde 2003, a empresa desenvolve ações na construção e implementação de políticas públicas, tendo como princípio o desenvolvimento sustentável. Também são metas da Emater-MG favorecer o aumento da produção e da produtividade agrícolas no Estado; além de contribuir para a melhoria das condições de vida no meio rural.
Atualmente a Emater-MG é um dos principais instrumentos do Estado para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola, especialmente em relação à agricultura familiar. A empresa atua em rede e hoje está presente em mais de 790 municípios mineiros.