O Plenário ficou lotado durante Reunião Especial em homenagem ao Cruzeiro Esporte Clube
Dinis Pinheiro entregou placa alusiva à homenagem ao presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares

Com Plenário lotado, Cruzeiro recebe homenagem da Assembleia

Reunião Especial comemora o tricampeonato brasileiro conquistado pela equipe mineira, com a quebra de vários recordes.

05/12/2013 - 19:20

Com o Plenário lotado de torcedores, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quinta-feira (5/12/13), Reunião Especial em homenagem ao Cruzeiro Esporte Clube, pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2013. Com o título, o time tornou-se tricampeão nacional, por ter sido campeão, além deste ano, em 1966 e 2003.

Na solenidade, requerida pelos deputados Bonifácio Mourão e Luiz Henrique, ambos do PSDB, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), entregou placa alusiva à homenagem ao presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares. Na placa, destaca-se que há 92 anos nascia o Cruzeiro, “uma das maiores agremiações esportivas do mundo e referência para o esporte do Brasil”. Num pequeno discurso ao final da reunião, o presidente Dinis Pinheiro considerou fundamental uma equipe bem administrada. “Só assim se conquistam bons resultados. Viva o Cruzeiro!”, concluiu.

Dirigente do Cruzeiro agradece apoio da torcida

Gilvan Tavares agradeceu a homenagem da Assembleia e lembrou que não só a equipe de futebol merece os parabéns, mas também a de vôlei, que em outubro deste ano conquistou o campeonato mundial, título inédito para um clube brasileiro. Ele lembrou que, ao iniciar seus trabalhos em 2012, recebeu um time com as finanças combalidas. E que a situação só começou a ser revertida após a assinatura do contrato com o Minas Arena, que administra o Mineirão. “Não tivemos dúvida de que, montando uma grande equipe, resgataríamos a confiança da torcida e voltaríamos a ter equilíbrio financeiro”, rememorou.

Outro passo importante, destacou Gilvan Tavares, foi a implantação do programa sócio do futebol, seguindo modelo adotado pelo Internacional, no Rio Grande do Sul. “Com isso, a cada 5 mil novos sócios, contratávamos um novo jogador. E foi assim que contratamos Dedé, Júlio Batista e tantos outros”, registrou.

“Tivemos coragem quando contratamos Marcelo Oliveira como técnico e Alexandre Matos como diretor de futebol. Enfrentamos parte da torcida e da imprensa”, afirmou Gilvan Tavares, que considerou os dois como fundamentais para os resultados obtidos. Por último, o presidente do Cruzeiro agradeceu a torcida pelo apoio incondicional ao Cruzeiro no gramado e na quadra. “Ressalto a importância de vocês, guerreiros das arquibancadas, que lotaram o Mineirão e o ginásio em Betim, para embalar as equipes de futebol e vôlei”.

Deputado destaca recordes da equipe em 2013

O deputado Luiz Henrique comemorou o fato de o Cruzeiro ter conseguido vencer no campeonato de 2013 todos os adversários, feito inédito no futebol brasileiro. Além disso, o time é o campeão mais precoce do Brasileirão, ao lado do São Paulo, por conquistar o título a quatro rodadas do final do torneio.

O parlamentar traçou a trajetória dos campeonatos brasileiros conquistados pela equipe desde 1966. “Nesse ano, o Cruzeiro de Tostão, Raul, Dirceu Lopes e companhia escreveu uma página heroica em sua história, ao vencer o Santos de Pelé”. O deputado Luiz Henrique destacou outra façanha do esquadrão celeste em 2003, quando foi conquistada a Tríplice Coroa, por vencer as três principais competições nacionais: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Sobre 2013, o deputado Luiz Henrique exaltou a sinergia da equipe, ao combinar seriedade e competência de jogadores, presidente, equipe técnica e torcida. Ele parabenizou toda a equipe em nome do goleiro Fábio, “o maior do Brasil”, e os milhões de torcedores que empurraram o time.

Torcida - Também o deputado Bonifácio Mourão elogiou a equipe e a torcida celeste. ''Quero dizer da nossa alegria de receber a equipe do Cruzeiro. E à torcida, dirijo minha principal saudação, ela que garantiu a maior média de público do Brasileirão, de 30 mil pessoas”. Ele fez uma deferência especial a seu primo, o presidente Gilvan Tavares. “Conheço Gilvan desde criança, fomos criados juntos em Sabinópolis. Depois de ver Gilvan jogando nas equipes de base do Cruzeiro, tenho orgulho de vê-lo hoje na presidência do clube”, comemorou.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Délio Malheiros, afirmou ser motivo de orgulho para todos os mineiros as conquistas em 2013 do Campeonato Brasileiro, pelo Cruzeiro, e da Taça Libertadores, pelo Atlético. “Tenho certeza de que ano que vem essas equipes nos darão mais alegrias”, festejou.

“Páginas heróicas” – Fundado em 1921, o Cruzeiro tem 92 anos de história, tendo conquistado os principais títulos do futebol de Minas Gerais. É também um dos clubes brasileiros com maior número de conquistas internacionais. Foi campeão da Copa Libertadores em 1976 e 1997; da Supercopa, em 1991 e 1992; da Recopa, em 1999; das Copas Ouro e Master, em 1995. No Brasil, já é tricampeão brasileiro (1966, 2003 e 2013). Conquistou quatro vezes a Copa do Brasil: em 1993, 1996, 2000 e 2003. A equipe da Toca da Raposa já foi campeã mineira 35 vezes.

Durante a reunião, foi apresentado ainda um vídeo institucional do Cruzeiro e a banda Os Godoys, que têm servidores da Assembleia em sua formação, interpretou o hino do Cruzeiro e outras músicas comemorativas do clube.