Deputados sabatinaram a candidata e assistiram a uma apresentação sobre a instituição

Indicada à Fundação Clóvis Salgado tem parecer favorável

Deputados sabatinaram Fernanda Medeiros e concluíram que ela está apta a assumir a presidência da instituição.

05/12/2013 - 14:13

A indicação do governador do Estado para a presidência da Fundação Clóvis Salgado recebeu, nesta quinta-feira (5/12/13), parecer favorável da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criada para avaliar sua aptidão para o cargo. Os deputados sabatinaram a candidata Fernanda Medeiros Azevedo Machado e assistiram a uma apresentação sobre a instituição.

Em sua exposição, Fernanda Medeiros destacou o histórico e a composição da Fundação Clóvis Salgado, um centro de produção, formação e difusão cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura. Ela informou que a entidade gerencia o Palácio das Artes, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, a Serraria Souza Pinto e o Centro Técnico de Produção (CTP), assim como é responsável pela Companhia de Dança Palácio das Artes, pela Orquestra Sinfônica e pelo Coral Lírico de Minas Gerais.

Fernanda Medeiros destacou, também, os programas educativos da instituição, que compreendem as áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, dança e música. Por fim, ela apresentou os principais resultados alcançados no período de 2012 a 2013. Ela ressaltou a presença de público nos projetos da fundação este ano, que chegou à marca de 1,15 milhão de pessoas; o evento Noite Branca, inciativa inédita que ocupou o Parque Municipal e o Palácio das Artes e recebeu mais de 100 mil visitantes; a exposição de artes visuais “A Magia de Escher”, que auferiu um dos maiores públicos da história da instituição, com mais de 200 mil visitantes; e a mostra de cinema dedicada a Alfred Hitchcock, assistida por mais de 16 mil pessoas.

Sabatina - Os parlamentares da comissão arguiram a candidata sobre questões relacionadas à Fundação Clóvis Salgado e à cultura no Estado. O deputado Carlos Mosconi (PSDB) sugeriu que a fundação amplie suas atividades para todas as regiões de Minas. A candidata respondeu que, no último ano, foram realizadas 31 ações no interior e que estão previstas mais atividades em 2014.

O deputado Tiago Ulisses (PV) perguntou se a programação e o orçamento da instituição para o próximo ano já estão fechados. Fernanda Medeiros informou que a programação ainda será validada com a Secretaria de Cultura, mas que já existem algumas definições, como a realização de duas óperas, apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico no interior, uma nova montagem da Companhia de Dança e mostras dedicadas a Humberto Mauro e Sebastião Salgado. Além disso, está em fase de negociação uma exposição do acervo do Inhotim na Capital.

Quanto ao orçamento, a indicada afirmou que já foram aprovados para a fundação R$ 40 milhões de recursos do Tesouro e parcerias com a inciativa privada que podem chegar a R$ 10 milhões. Fernanda Medeiros apontou, ainda, alguns investimentos da instituição, como a implantação do sistema de vídeo digital no Cine Humberto Mauro e do novo sistema de iluminação cênica do Grande Teatro do Palácio das Artes, com tecnologias únicas no Estado.

O deputado Zé Maia (PSDB) parabenizou a candidata por seu currículo e pela apresentação clara e global da Fundação Clóvis Salgado.

O relator designado pela comissão para apresentar seu parecer sobre a indicação, deputado Carlos Mosconi, opinou pela aprovação do nome de Fernanda Medeiros para a presidência da Fundação Clóvis Salgado, por considerá-la preparada para o cargo e por seu desempenho na sabatina. A matéria segue agora para votação, em turno único, no Plenário.

A indicada - Fernanda Medeiros Azevedo Machado é formada em Comunicação Social pelo UniBH, com MBA em Gestão de Negócios pelo IEC-PUC Minas. A profissional já atuou na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); na Alticor Corporation (Michigan); no Instituto Estrada Real e na Usiminas, incluindo o Instituto Cultural Usiminas. Desde 2011 ela atuava como chefe de gabinete na Secretaria de Estado de Cultura.

Consulte o resultado da reunião.