Violação de direitos em movimentos sociais motivam reuniões
Comissão de Direitos Humanos quer debater situação de trabalhadores sem terra no Norte de Minas.
04/12/2013 - 16:36Os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, na reunião desta quarta-feira (4/12/13), diversos requerimentos para a realização de audiências públicas e visitas, com objetivo de apurar, entre outros assuntos, as violações de direitos contra movimentos sociais.
Os deputados Durval Ângelo (PT) e Rogério Correia (PT) pedem reunião para debater a situação dos trabalhadores sem terra do acampamento Novo Paraíso, localizado na Fazenda BelgoMinas/Ferroligas em Jequitaí (Norte de Minas).
Ainda de autoria do deputado Durval Ângelo, foi aprovado requerimento de audiência para o lançamento do livro "A última Filó: Uma história de dar dó", com textos de Ricardo Moebus e ilustrações de Sophia Felipe, que trata do risco de extinção de animais na Estação Ecológica dos Fechos, em Nova Lima e Belo Horizonte, devido à atuação de mineradoras na região.
A pedido da deputada Maria Tereza Lara (PT) e do deputado Glaycon Franco (PTN), a comissão deve realizar visita e audiência pública nas antigas colônias de tratamento de hanseníase em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Três Corações (Sul de Minas) e Bambuí (Centro-Oeste).
O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) também teve requerimento de sua autoria aprovado, para que seja realizada reunião para tratar do risco de desocupação dos moradores da Rua Sustenido, na Vila Cafezal, em Belo Horizonte.
Finalmente, motivados pela audiência pública da última terça-feira (3), que tratou de demissões de trabalhadores da Cemig Serviços, os deputados Durval Ângelo, Rogério Correia, Adelmo Carneiro Leão e Pompílio Canavez (todos do PT) pedem visita da comissão ao presidente da Cemig.