Comissão de Segurança Pública visitou a Secretaria de Estado de Defesa Social
O secretário anunciou a construção de uma unidade para o 33º Batalhão da PM

Secretário anuncia investimentos contra a violência em Betim

Construção de novo batalhão da Polícia Militar vai atender reivindicação antiga da cidade.

28/11/2013 - 15:17

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, anunciou, nesta quinta-feira (28/11/13), que novos investimentos serão realizados em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para diminuir a violência na cidade. O anúncio foi realizado durante visita realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o objetivo de debater a falta de segurança no município, que é a 5º maior cidade do Estado e é considerada a 4º mais violenta.

Entre os principais investimentos anunciados pelo secretário está a construção de uma unidade para o 33º Batalhão da Polícia Militar. Ele esclareceu que essa é uma reivindicação histórica do município, já que hoje o BPM está instalado em um espaço improvisado.

Outro ponto que segundo o secretário tem sido tratado com prioridade é a construção de um espaço para o recebimento de jovens infratores. Para resolver essa questão, está sendo realizada uma busca por um imóvel que possa ser adaptado para recebimento desses jovens. No entanto, como medida mais urgente, até a localização do imóvel, os jovens infratores serão encaminhados para uma unidade que está sendo adaptada em Vespasiano (RMBH).

Sobre essa questão, a deputada Maria Tereza Lara (PT) alertou que a busca por uma solução deve ser urgente. Como o município não tem um centro de internação, muitas vezes o adolescente é encaminhado para cidades distantes. Outras vezes ele permanece livre, o que provoca a reincidência no crime. “Se algo não for feito, teremos mais homicídios, e isso nós não podemos aceitar”, disse a parlamentar. Ela também questionou que o Ceresp Betim, com capacidade para 400 detentos, já está com cerca de 1.200.

Essas preocupações foram compartilhadas pelo deputado Rômulo Veneroso (PV). Ele questionou que Betim, mesmo com a segunda maior arrecadação do Estado, não recebe investimentos em infraestrutura e tem um deficit de quase 500 policiais. “As pessoas estão com medo de viver na cidade”, relatou.

Já os comerciantes, de acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Betim, Tomaz Antônio Brum, têm investido de 10 mil a 15 mil reais em equipamentos de segurança, o que não tem sido suficiente. Segundo ele, mesmo com as imagens das câmeras de segurança, os crimes não são investigados.

Sobre a falta de efetivo, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'ana, concordou que há um déficit grande. Segundo ele, embora essa situação não possa ser resolvida imediatamente, há perspectiva de melhora. Já sobre o monitoramento da cidade, ele esclareceu que hoje as câmeras de vídeo estão defasadas, por esse motivo, já foi licitada a compra de 32 câmeras com maior precisão. O comandante também informou que será ampliado o número de viaturas e que serão adquiridos equipamentos para a PM em Betim. Além disso, ele garantiu que serão intensificadas as ações de repressão ao crime na cidade.

Essas ações de repressão foram apoiadas pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT). Ele acredita que ações conjuntas das Polícias Civil e Militar podem responder prontamente a muitos casos de violência que ocorrem em Betim.

Já o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), ressaltou a importância de coibir o tráfico de drogas, já que Minas Gerais tem 60 mil presos e 70% têm alguma ligação com o tráfico. Além disso, ele citou a importância da realização de monitoramento eletrônico, já que Betim é cortado por duas rodovias federais.

Consulte o resultado da visita.