Acervo digital conta a história da ALMG
Nova seção do Portal da Assembleia resgata marcos importantes do Legislativo e da política mineira.
27/11/2013 - 18:10Com o objetivo de promover o resgate, a compreensão e a valorização da história do Legislativo Estadual, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, nesta quarta-feira (27/11/13), uma seção dedicada à memória do Parlamento mineiro em seu Portal. A preservação do patrimônio material e imaterial do Legislativo é uma das prioridades do Direcionamento Estratégico da Casa.
Os interessados podem consultar uma linha do tempo com fatos marcantes da história da ALMG e da política mineira. História esta que se iniciou em 1835, ainda durante o Império, com a instalação, na capital Ouro Preto, da Assembleia Provincial, que só veio a ser extinta em 1889, com a proclamação da República. Os documentos digitalizados relativos à Assembleia Provincial, inclusive, estão à disposição para consulta.
Outro capítulo da história política do Estado que merece destaque no Portal é a Assembleia Constituinte, instalada em 1988. Três bases de dados disponibilizam dados referentes às emendas apresentadas à Constituição, às notícias de jornais da época e às sugestões apresentadas à Constituinte. Para auxiliar a pesquisa, mais informações sobre a Constituinte mineira estão disponíveis em um histórico sobre a tramitação da nova Constituição e nos textos que compuseram o projeto da Carta até a sua redação final.
A seção também oferece a consulta aos acervos fotográfico e documental do Parlamento mineiro, às obras de arte e ao acervo da Coleção Memória, assim como informações e o acesso virtual à exposições da Assembleia, publicações e vídeos.
Para acessar o espaço dedicado à memória no Portal, no menu principal, clique na aba “A Assembleia”. Em seguida, basta clicar na seção “Memória”.
Memorial da Assembleia – Nesta quinta-feira (28), também como forma de preservar a memória do Legislativo estadual e, paralelamente, estabelecer uma conexão entre o passado e o presente para o fortalecimento da democracia, será inaugurado o Memorial da Assembleia de Minas.
O espaço reúne acervo para a consulta de todos os interessados, retratando não só as atividades da instituição, como sua inserção no tempo e no espaço que ocupa na sociedade. Na prática, a visita ao Memorial conta com um roteiro definido em que o visitante vai apreendendo e interagindo com os temas propostos, por meio de vídeos, objetos expostos, fotos, equipamentos multimídia, música, entre outros recursos.
Por meio da seção “Memória”, do Portal, será possível agendar visitas ao Memorial e conhecer um pouco mais dos ambientes que o compõem.