A Cantata é realizada desde 2007 e marca ainda a inauguração das luzes de Natal no prédio da Assembleia - Arquivo/ALMG
Apresentação das 300 vozes na Cantata de 2011. Evento integra calendário oficial da cidade - Arquivo/ALMG
Em 2012, foram iluminados a entrada principal do Palácio da Inconfidência e o Hall das Bandeiras - Arquivo/ALMG

Eventos da ALMG reforçam múltiplas emoções do Natal

Cantata com coro de 300 vozes e Vila do Papai Noel são destaques de programação nesta quarta-feira (4).

28/11/2013 - 16:53

O Natal chega mais cedo a Belo Horizonte, com uma série de eventos oferecidos à população pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na sede do Parlamento. Nesta quarta-feira (4/12/13), a partir das 18h30, as 300 vozes da Cantata de Natal, em sua sétima edição, dão início às comemorações, que incluem a inauguração da iluminação do Palácio da Inconfidência e da Praça Carlos Chagas – decorada com árvores de material reciclável; a Vila do Papai Noel, uma exposição com mais de 3 mil peças; e um show de fogos de artifício. Será um momento festivo, com a chegada do Papai Noel e seus auxiliares em carros decorativos – do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da marca de refrigerantes Coca-Cola.

"A Assembleia é um organismo vivo e, como tal, deve estar sempre sintonizada com os desejos, os anseios e as carências da sociedade, sem ignorar seus momentos de alegria e de comemorações”, afirma o presidente da Assembleia, o deputado Dinis Pinheiro (PP). Para ele, é por essas razões que o Parlamento mineiro se associou a entidades e empresas “para promover diversas comemorações natalinas, que há muito ultrapassaram o caráter apenas religioso, para se transformarem em uma celebração da cidadania."

A tradicional Cantata de Natal da Assembleia, que teve sua primeira edição em 2007, tem a missão de mais uma vez encantar o público, com a reunião de 300 vozes de 19 corais (a maioria de órgãos públicos), para cantar um repertório natalino erudito e popular. A cantata integra a agenda da Belotur e a programação do projeto BH Capital do Natal, que é parte das comemorações do aniversário da Capital mineira. O Coral da Assembleia, que comemora 20 anos em 2013, é o anfitrião do espetáculo.

Nesta edição, o evento terá como convidados o Coro Madrigale, com regência de Arnon Sávio Reis de Oliveira; a Orquestra de Câmara Opus, regida pelo maestro Leonardo Cunha; o cravista e pianista Antônio Carlos de Magalhães, servidor da ALMG; e o tenor Francisco Simal. O maestro Guilherme Bragança, regente do Coral da Assembleia e servidor da Casa, dividirá o comando do espetáculo com os regentes Eliane Fajioli, Luiz Flávio do Santos, Cleude William, Eric Lanna, Robson Lopes, Karina Addad, Sérgio Canedo, Leonardo Cunha e Vivian Assis.

O repertório inclui clássicos como Noite Feliz, de Franz Gruber, Hallelujah, de Haendel, e Gloria, de Vivaldi. Traz também sucessos como Happy Christmas, de John Lennon, e Bate o Sino (Jingle Bells), de James Lord Pierpont. E apresenta, neste ano, uma sequência de canções do período barroco, as Matinas de Natal, de João de Deus de Castro Lobo. A servidora da ALMG Maria das Dores Moura fará solos em diversos momentos da apresentação.

Iluminação da praça terá decoração especial

Neste ano, a iluminação de Natal da Assembleia se estenderá à Praça Carlos Chagas, nas cores verde, azul e branco. “É uma homenagem ao povo brasileiro”, diz a autora do projeto de iluminação dos prédios da ALMG e da praça, Cláudia Travesso. Para ela, este é o Natal que antecede a Copa do Mundo e as Olimpíadas, “momentos em que o povo veste a camisa, numa torcida muito grande”.

Todo o projeto, segundo Travesso, utilizará cerca de 26 mil microlâmpadas, 2 mil figuras luminosas (estrelas, cometas, bolas), de 20 a 25 mil metros de mangueira e em torno de 4 mil estrobos (movimento piscante de luzes).

A praça também será palco de uma decoração especial, toda feita de material reciclável. O projeto é assinado pelo artista plástico Leo Piló e pelas engenheiras e designers Fernanda Nicolle Nicolai e Lílian Lima, e tem a participação dos catadores de material reciclado do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), onde as árvores estão sendo montadas. Os catadores fazem o primeiro processo, de coleta e separação.

No total, serão três árvores: uma de alumínio, outra de garrafas pet e a terceira de vidro. Cada uma delas terá três metros e uma “filha pequena”, de 1,5 metro, com o mesmo material das maiores. A de alumínio vai consumir cerca de 1.300 latinhas, e essa árvore terá um formato surpresa, segundo o artista Leo Piló. Ele explica que a árvore de garrafas pet será verde, em alusão ao pinheiro, típico do Natal.

A árvore de vidro está sob os cuidados de Lílian Lima. Ela observa que a árvore é feita a partir de resina e cacos de vidro, que são moídos e misturados. “Dá uma textura diferenciada, áspera, translúcida, iluminada por dentro”, explica a designer.

“As árvores feitas com material reciclável têm um propósito de educação. É para as pessoas entenderem que tem gente que vive disso, do reaproveitamento de materiais”, ressalta Leo Piló.

Público pode conhecer 3 mil Papais Noéis de 90 países

Após a apresentação da tradicional Cantata de Natal, será inaugurada mostra que destaca uma das principais referências do Natal – o Papai Noel. A exposição é formada por diversas peças do acervo da ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira que, há mais de 30 anos, começou sua coleção, que reúne 3 mil Papais Noéis de 90 países. Do dia 5 de dezembro a 6 de janeiro, a mostra estará aberta para visitação gratuita, na Galeria de Arte da ALMG.

Fazem parte da mostra bonecos de todos os tipos e tamanhos, do tradicional vermelho a outras cores, vindos de diversos locais. As organizadoras da exposição são Ana Maria Abrão Pimentel e Maria Carmélia Abreu Castro, que fazem esse trabalho desde 2001, quando a ex-deputada passou a colocar sua coleção em diversos espaços.

Segundo Carmélia, há Papais Noéis provenientes dos Estados Unidos, da Europa e da China. Ela destacou a coleção São Nicolau, que, conta, deu origem à lenda do Papai Noel. Entre os bonecos, há o Papai Noel na banheira, um que sai da chaminé, outro que anda de bicicleta e, ainda, que sobe escada, que ronca e que solta bolinhas de sabão. Tem vários bonecos que se movimentam, alguns deles musicais e também os escoceses, alguns da Disney e Mamães Noéis. Além disso, há árvores de Natal e presépios.

A exposição será montada na forma de um circuito. Logo na entrada do Palácio da Inconfidência, uma árvore de Natal integra a mostra. Mais adiante, na Galeria de Arte, ficará localizada a Vila do Papai Noel com diversos bonecos, além de anjos. Um pouco mais para frente, já no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, haverá presépios, árvore de Natal, renas, além da Casa do Papai Noel.

Campanha - A Assembleia participa, mais uma vez, da campanha Papai Noel dos Correios. As cartas com pedidos de crianças estão à disposição no Hall do Palácio Inconfidência, próximo ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), junto à árvore de Natal. Elas podem ser retiradas até o dia 12 de dezembro, mesmo prazo para entrega dos presentes, o que, neste ano, deverá ser feito exclusivamente no CAC. Posteriormente, todos os volumes serão recolhidos pelos Correios e entregues aos destinatários.
 

CORAIS PARTICIPANTES

Coral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Coral do Ministério Público de Minas Gerais

Coral da Imprensa Oficial de Minas Gerais

Coral Cidade em Canto – Cidade Administrativa

Coral Contas e Cantos – Tribunal de Contas

Coral Trem das Vozes – Hospital Sarah

Coral da Copasa

Coral Vozes na Estrada – DER/MG

Coral do Ipsemg

Coral AABB-BH

Coral dos Correios – Vozes de Minas

Coral Canarinhos de Itabirito

Coral Lia Viana (Vespasiano)

Coral BDMG

Coro Madrigale – convidado especial

Coral Vozes das Gerais – INSS/RFB

Coral Gremig/Cemig

Madrigal Cura d’ Ars

Grupo Villa Lobos