ALMG homenageia a Assprom por seus 38 anos
Reunião Especial de Plenário marcou a data na noite desta segunda-feira (25).
25/11/2013 - 21:29A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite desta segunda-feira (25/11/13), uma Reunião Especial de Plenário para homenagear a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) por seus 38 anos de fundação. O requerimento para a a homenagem foi apresentados pelos deputados Dinis Pinheiro (PP), presidente da ALMG, e André Quintão (PT).
O presidente Dinis Pinheiro afirmou que a Assprom é um patrimônio do povo mineiro, pois tem o dom de transformar a vida dos jovens. Em seu discurso, ele lembrou a conquista dos aprendizes com a redução da carga-horária de trabalho de 8 para 6 horas diárias, que foi regulamentada em 2012, em sua gestão. “Reverencio cada um dos representantes da Assprom, que são protagonistas de um presente e um futuro melhor”, salientou.
O deputado André Quintão destacou que a Assprom é publicamente reconhecida pelo seu trabalho, sendo exemplo de bons serviços prestados para a sociedade, em especial aos jovens. “A Assprom gera a oportunidade de inserção no mundo do trabalho, preparando essas pessoas para o exercício da cidadania”, disse. O parlamentar elogiou, ainda, a preocupação da associação com a família dos jovens aprendizes e sua contribuição para o êxito das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Celebração motiva novas conquistas
O presidente da Assprom, Carlos Augusto de Araújo Cateb, lembrou que a associação executa há 38 anos uma reconhecida ação social sem ajuda pública ou contribuição pessoal. Segundo ele, a homenagem estimula a entidade a formar ainda mais jovens para o mercado de trabalho e para a vida. “Mais de 70 mil jovens já passaram por aqui e, hoje, mais de 7 mil esperam uma chance para fazer parte da associação, o que mostra a busca destes jovens por uma oportunidade”, afirmou.
“Mais que isso, digo, sem falsa modéstia, que a maioria daqueles que foram preparados pela Assprom tiveram sucesso em sua vida profissional”, completou Carlos Augusto. Ele ainda prestou homenagens a funcionários da associação, assim como a autoridades e órgãos públicos que a incentivaram ao longo de sua história, com destaque para o Núcleo Vida da ALMG.
A juíza do Trabalho da 4ª Vara de Betim, Cláudia Eunice Rodrigues, que representou os ex-aprendizes da Assprom, deu um testemunho sobre sua passagem pela entidade. De acordo com ela, a associação foi fundamental para que sua trajetória profissional fosse bem sucedida.
Estiveram presentes, também, o 1°-vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), o deputado Duarte Bechir (PSD) e a deputada Liza Prado (Pros), além de outras autoridades.
História - Fundada em 4 de dezembro de 1975, a Assprom é um entidade sem fins lucrativos e tem como missão promover a formação pessoal, profissional e cidadã, oferecendo ferramentas para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes trabalhadores e de suas famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com essa finalidade, desenvolve uma série de cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e profissional e diversas atividades socioeducativas, que despertam as potencialidades dos adolescentes e jovens aprendizes, inseridos nos programas executados em parceria com entes públicos e empresas privadas. A entidade é parceira da ALMG, onde trabalham 400 adolescentes.