Deputados conhecem trabalho de estímulo à inovação
Rede Mineira de Inovação reúne incubadoras e parques tecnológicos do Estado.
20/11/2013 - 19:09A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, nesta quarta-feira (20/11/13), o presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Renato Nunes. Ele veio explicar aos deputados o trabalho da instituição, que congrega as incubadoras e parques tecnológicos do Estado, como o BHTec.
“São 23 incubadoras e três parques já implantados. Neste ano, a Incit (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) foi agraciada pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador em duas categorias”, afirmou. Renato Nunes convidou os membros da comissão a participar de uma reunião da RMI nos próximos dias 28 e 29 em Itajubá (Sul de Minas), quando serão realizados dois painéis: “povoamento dos parques científicos” e “elaboração do Plano de Ação para 2014”.
“Teremos representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, e gostaria de contar também com a presença de vocês. Acredito que a ALMG tem potencial para ser uma grande parceira nossa, contribuindo para a construção de uma política de Estado e atraindo empresários que sejam potenciais investidores”, concluiu.
Os deputados Ulysses Gomes (PT) e Duarte Bechir (PSD) elogiaram o trabalho da RMI. O deputado Bosco (PTdoB) destacou que o desenvolvimento de novas tecnologias é um desafio para o Estado. “Ainda exportamos matérias primas inacabadas que, com a devida tecnologia, poderiam se converter em produtos melhores para serem vendidos”, afirmou. A deputada Maria Tereza Lara (PT) destacou a necessidade de Minas Gerais investir ainda mais na área tecnológica.
Comissão aprova visitas e audiências
De autoria da deputada Maria Tereza Lara e do deputado Rogério Correia (PT), foram aprovados os seguintes requerimentos de visitas: à Escola Estadual Caio Nélson, no bairro Caiçara, para apurar andamento da reforma; à Escola Estadual Melo Viana, no bairro Carlos Prates, para verificar construção da quadra esportiva; à Escola Estadual Professor Morais, no bairro Carlos Prates, para saber os motivos da inexistência de quadra esportiva; à Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho, para verificar inadequação das dependências; e ao Instituto de Educação, para apurar denúncias de que as instalações da cozinha e do refeitório são precárias.
Do deputado Ulysses Gomes, foi aprovado requerimento de audiência pública para discussão do Programa de Educação Profissional, do Governo de Estado. Também foi aprovada audiência solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT), para debater o assunto “Temas transversais: entre a teoria e a prática nas escolas”.
E por fim, de autoria do deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), foi aprovada audiência pública para discutir a ampliação de cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no campus de Almenara (Vale do Jequitinhonha).