O objetivo da reunião foi demonstrar o reconhecimento do Parlamento mineiro ao trabalho realizado pela Polícia Civil, em especial do Deoesp
O chefe do Deoesp, delegado Wanderson Gomes da Silva, foi um dos homenageados

Comissão homenageia trabalho de policiais civis

Servidores que prenderam quadrilha especializada em explodir caixas eletrônicos recebem moção de aplauso.

19/11/2013 - 14:47

Para homenagear o trabalho dos policiais civis que prenderam 12 criminosos de uma quadrilha que explodia caixas eletrônicos em Belo Horizonte, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, nesta terça-feira (19/11/13), uma reunião com convidados. O objetivo foi demonstrar o reconhecimento do Parlamento mineiro ao trabalho realizado pela Polícia Civil, em especial do Departamento de Operações Especial (Deoesp).

O autor do requerimento para a homenagem, deputado Sargento Rodrigues (PDT), destacou a importância da operação que resultou na prisão dos bandidos, no dia 24 de outubro deste ano, e que foi batizada de RDX-II. Esse nome se deve ao composto químico ciclonita ou hexogênio, um dos explosivos mais poderosos. “A operação demonstra a eficiência da Polícia Civil, através do Deoesp, retirando 12 criminosos de circulação”, observou Sargento Rodrigues. Esses criminosos vão responder por participação em crimes patrimoniais, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

O deputado Sargento Rodrigues destacou que o Poder Legislativo, por meio da Comissão de Segurança Pública, precisava entregar essa moção de aplauso para os policiais, mostrando que a ALMG está acompanhando as ações da polícia e enaltecendo o trabalho realizado. “Imagine quantos crimes foram evitados com essa ação da polícia”, afirmou.

O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) também ressaltou a importância de a Assembleia reconhecer operações como a RDX-II, que obteve grande êxito. O parlamentar lembrou que o trabalho da polícia é constantemente criticado pela imprensa e que o reconhecimento pelo trabalho de órgãos importantes como a ALMG é fundamental, já que, segundo ele, a polícia mineira é referência no País.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), também enalteceu o trabalho executado pela Polícia Civil e criticou a falta de repressão ao crime nas fronteiras do País. “Infelizmente vocês estão enfrentando um crime federal, que não foi combatido lá nas fronteiras”, observou.

Policiais agradecem reconhecimento

O superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, Jefferson Botelho Pereira, parabenizou o trabalho de repressão qualificada feito pelo Deoesp.

O chefe do Deoesp, delegado Wanderson Gomes da Silva, destacou que a operação RDX-II é fruto do trabalho da equipe de inteligência criada em janeiro. Segundo ele, a operação começou no dia 18 de agosto, dia do roubo de dinamite em uma mineradora de Sabará, e seguiu ininterruptamente até a prisão dos autores e a recuperação de 215 dos 225 quilos de dinamite qua haviam sido roubados.

Já o inspetor Eber Alexandre de Oliveira também reforçou que o trabalho de inteligência da Polícia Civil foi intensificado a partir de janeiro e contribuiu para a prisão desses criminosos. O investigador Edilson Tadeu Eugênio e os delegados Thiago de Lima Machado e Bruno Wink dos Santos agradeceram a homenagem.

Moção de aplauso – Durante a reunião, foram homenageados o chefe do Deoesp, delegado Wanderson Gomes da Silva, e os delegados de polícia Thiago de Lima Machado e Eber Alexandre de Oliveira.

Também receberam a moção de aplauso os investigadores da Polícia Civil: Eber Alexandre de Oliveira, Jonathas Nunes da Silva, Washington de Oliveira, Gilberto Carlos de Freitas, Edilson Tadeu Eugênio, Marco Aurélio Costa, Welber Sandro Muniz, Ronan Mozart Fórneas, Fátima Alves Batista, Ernesto Lúcio Oliveira, Guilherme de Pinho Silva, José Júlio Chamon de Oliveira, Percival Alexandre Fernandes, Thiago Figueiredo Leroy, Gustavo de Oliveira Colaço, Elvimar Monteiro, Cláudio Bezerra de Azevedo, Vander Tavares Gomes, além do agente penitenciário Hércules Moraes Romão.

Não estavam presentes na reunião, mas foram encaminhadas as moções para os investigadores Daiber Cantelmo e Robson Carvalho Junior, além do delegado João Marcos Prata.

Requerimento – Foi aprovado requerimento do deputado João Leite (PSDB) para visita da comissão ao secretário de Estado de Defesa Social, Romulo Ferraz, nesta quarta-feira (20), às 16 horas. Na pauta está o debate sobre o plantão regionalizado da Polícia Civil.

Consulte o resultado da reunião.