Policiais que prenderam quadrilha serão homenageados
Comissão recebe nesta terça (19) participantes de operação que prendeu grupo que explodia caixas eletrônicos.
18/11/2013 - 12:38A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (19/11/13), às 9 horas, no Plenarinho I, mais uma reunião de homenagens. Atendendo a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), a comissão vai enaltecer o trabalho dos policiais civis que prenderam 12 criminosos de uma quadrilha que explodia caixas eletrônicos em Belo Horizonte.
A operação que resultou na prisão dos bandidos, no dia 24 de outubro deste ano, foi batizada de RDX-II, devido ao composto químico ciclonita ou hexogênio, um dos explosivos mais poderosos. Os 12 criminosos vão responder por participação em crimes patrimoniais, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
Conforme reportagem do jornal Hoje em Dia, a quadrilha, especializada em ataques a caixas eletrônicos e com atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é apontada como a responsável pelo roubo de uma mineradora em Sabará. No dia 20 de agosto deste ano, foram levados da empresa um veículo e 225 quilos de dinamite, dos quais a Polícia Civil conseguiu recuperar 215 quilos.
Segundo o delegado Wanderson Gomes da Silva, responsável pelas investigações, foi também apreendido com a quadrilha um revólver modelo PT 638, calibre 380. O policial destaca que todos os ataques a caixas foram realizados em menos de um ano, sendo o primeiro em setembro de 2012, ao Banco do Brasil de Betim. Os bandidos explodiram caixas também em São Joaquim de Bicas, no Barreiro (em Belo Horizonte), em Sete Lagoas e Itaguara, entre outras localidades.
Para o deputado Sargento Rodrigues, se faz necessário reconhecer "o trabalho de investigação bem feito que resultou na significativa apreensão de dinamites, que certemente fariam mais vítimas pelo Estado". Ainda de acordo com o parlamentar, a homenagem pode ainda motivar os policiais civis a dar continuidade às atividades com "o mesmo empenho empregado na operação".
Homenageados - Para a reunião na ALMG foram convidados o chefe do Departamento de Operações Especiais (Deoesp), delegado Wanderson Silva; os delegados João Marcos Prata, Thiago de Lima Machado e Bruno Wink dos Santos; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, Jefferson Botelho Pereira; o escrivão de polícia Gustavo de Oliveira Colaço; e o agente penitenciário Hércules Moraes Romão.
Os vários investigadores da polícia participantes da operação também serão homenageados: Eber Alexandre de Oliveira, Jonathas Nunes da Silva, Washington de Oliveira, Daiber Cantelmo, Robson Carvalho Junior, Gilberto Carlos de Freitas, Edilson Tadeu Eugênio, Marco Aurélio Costa, Welber Sandro Muniz, Ronan Mozart Fórneas, Fátima Alves Batista, Ernesto Lúcio Oliveira, Guilherme de Pinho Silva, José Júlio Chamon de Oliveira, Percival Alexandre Fernandes, Thiago Figueiredo Leroy, Elvimar Monteiro, Cláudio Bezerra de Azevedo e Vander Tavares Gomes.