Curvelo recebe etapa municipal do Fórum de Mobilidade Urbana

Evento pretende sensibilizar sobre a importância do tema e explicar como confeccionar o Plano de Mobilidade.

18/11/2013 - 14:50

O Fórum Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes visita a oitava cidade na próxima segunda-feira (25/11/13) durante a etapa municipal do evento realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora é a vez de Curvelo (região Central) receber a fase denominada Agenda com os Municípios: Construindo Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

Durante o encontro, que será realizado no Auditório Dom Paulo Lopes de Faria, da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo – Rua João Pessoa, 88 – Centro, a partir das 8 horas, serão dadas orientações para políticos, técnicos e a população em geral sobre como construir um Plano de Mobilidade Urbana segundo as orientações da Lei Federal 12.587, de 2012. A legislação obriga cidades com mais de 20 mil habitantes a possuírem um Plano de Mobilidade Urbana até 2015, sob pena de não receberem, a partir do vencimento do prazo estabelecido, recursos destinados a esse tema.

A agenda será dividida em dois momentos distintos. Na parte da manhã, será realizada a sensibilização dos participantes para a importância da mobilidade urbana e a necessidade de construção de um Plano de Mobilidade. Já na parte da tarde, será ministrada oficina para explicar os passos para a confecção dos planos.

As inscrições para a Agenda Com os Municípios: Construindo Planos Municipais de Mobilidade Urbana já estão abertas e podem ser feitas através de formulário disponível no portal da ALMG.

Participantes - A programação do evento ocorrerá durante todo o dia e contará com a presença do assessor da Superintendência de Planejamento e Gestão de Infraestrutura Urbana e Rural da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Luiz Felype de Almeida; do delegado de Polícia, bacharel em Direito, mestre em Teoria do Direito, professor de Antropologia Política e Direitos Humanos na Faculdade Arquidiocesana de Cuvelo, Rodrigo Otávio Rodrigues; do geógrafo, demógrafo e professor do curso de Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- Diamantina (UFVJM), Glauco Umbelino; do pesquisador extensionista do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas da PUC Minas Frederico Guimarães e da representante do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais (Sinarq/MG), Amélia Costa.