Deputados vão ao interior para debater o tráfico de pessoas
Diversos requerimentos aprovados foram motivados por audiência sobre o tema realizada nesta terça-feira (12).
13/11/2013 - 11:54A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na reunião desta quarta-feira (13/11/13), diversos requerimentos motivados pela audiência pública desta terça-feira (12) sobre o tráfico de pessoas no Estado. Entre as solicitações, todas de autoria dos deputados João Leite (PSDB), Sargento Rodrigues (PDT) e Cabo Júlio (PMDB), está a de que sejam realizadas audiências sobre o tema em todas as cidades mineiras onde houver delegacias da Polícia Federal.
Os outros requerimentos pedem o envio de ofício ao Ministério da Justiça solicitando a implantação do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Estado; envio de ofício aos prefeitos e presidentes de câmaras municipais para que realizem campanhas de conscientização relativas ao tráfico de pessoas; ofício ao presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), para que realize ações de divulgação sobre o tema na Rádio e TV Assembleia, além de "Marcha contra o Tráfico de Pessoas"; envio das notas taquigráficas da reunião aos convidados e participantes do debate; e, da mesma forma, envio das notas taquigráficas a diversas entidades da sociedade civil sugerindo campanhas de conscientização, tais como a Fiemg, Fecomércio, CDL e órgãos de imprensa no Estado.
Pedra Azul – Na reunião, o deputado Sargento Rodrigues teve requerimento aprovado para que o chefe de Polícia Civil investigue caso de prisão de policiais na cidade de Padre Carvalho (Norte), por suposta prática de tortura. O parlamentar explicou que, depois de autuados, os servidores teriam tido a punição revogada pelo delegado de Pedra Azul (Jequitinhonha), o que, para ele, representa precipitação e irregularidade administrativa.
Ao final, requereu, ainda, seja encaminhado ao Governo do Estado pedido de providências para a convocação dos excedentes para o cargo de analista do concurso público da Polícia Civil.