Centenário da Unifei é comemorado na ALMG
Reunião Especial de Plenário homenageia os 100 anos da Universidade Federal de Itajubá.
11/11/2013 - 21:09 - Atualizado em 12/11/2013 - 17:03A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas, celebra 100 anos de existência em 2013. Para homenagear a instituição, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma Reunião Especial de Plenário, na noite desta segunda-feira (11/11/13). O requerimento que motivou a solenidade foi de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT).
Em seu discurso, o parlamentar destacou a trajetória da instituição, fundada em 1913 por Theodomiro Carneiro Santiago, que, segundo ele, foi um visionário, ao fundar uma escola que formaria milhares de engenheiros para o País. O deputado parabenizou também a direção da Unifei, seus alunos e funcionários, que segundo ele lançaram a instituição à condição de maior formadora de empreendedores do Brasil.
“Todos nós nascidos em Itajubá temos alguma ligação com a universidade, portanto, nos orgulhamos desta conquista”, disse Ulysses Gomes. O deputado defendeu, ainda, o ensino público, que, para ele, é o melhor caminho para o desenvolvimento nacional. “A Unifei é referência de ensino de qualidade e celebra, agora, um marco importante em sua história e na história de Itajubá”, concluiu.
O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida, também lembrou a ousadia do seu fundador, ao lembrar que, na época, o Brasil era um país agrário e ainda assim, Theodomiro Carneiro Santiago abriu uma escola formadora de engenheiros no interior de Minas Gerais. Para ele, é importante que instituições como a Unifei sejam valorizadas. “Somos uma das universidades com o maior número de cursos de engenharia e tecnologia do País e temos, ainda, planos de expansão e crescimento acadêmico e estrutural”, afirmou.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), disse que o Parlamento testemunha uma das mais belas páginas da educação em Minas e no Brasil. Ele destacou o rol de cursos oferecidos pela Unifei, sua história e a visão de futuro de seu fundador. Mais que isso, reforçou a referência da instituição em ensino de qualidade. “A Unifei continua vanguardista e arrojada, e figura entre as dez melhores universidades do País”, salientou.
História – A Unifei foi fundada em 23 de novembro de 1913, com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá. A intenção do advogado Theodomiro Carneiro Santiago era criar um centro de formação de engenheiros mecânicos e eletricistas. Em 1956, o instituto foi federalizado, mas somente em 1968 o nome Universidade Federal de Engenharia de Itajubá foi adotado. Posteriormente, o curso foi dividido em dois independentes, um de engenharia mecânica e outro de engenharia elétrica.
A universidade centenária conta com o campus sede em Itajubá (Sul de Minas) e um campus avançado em Itabira (Região Central do Estado). A maioria dos seus 31 cursos de graduação e 16 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) está voltada para a área tecnológica, contando com laboratórios equipados com tecnologia de ponta.