A reunião integrou encontro cujo objetivo é o de discutir o papel das instituições filantrópicas e as ações de fortalecimento do setor
Dinis Pinheiro foi um dos agraciados com a medalha comemorativa dos 25 anos da Mejud

Presidente abre encontro de entidades filantrópicas da saúde

Reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas foi realizada nesta segunda (11), no Automóvel Clube.

11/11/2013 - 22:21

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou, na noite desta segunda-feira (11/11/13), da reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde, realizada no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. A reunião integra o 3º Encontro Especial das Maiores Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, que será realizado até esta terça-feira (12), com o objetivo de discutir o papel das instituições filantrópicas e as ações de fortalecimento do setor, além de apreciar propostas de planejamento estratégico para o período de 2014-2016.

Na ocasião, o deputado Dinis Pinheiro lembrou o sucesso da Campanha Assine + Saúde, que recolheu 700 mil assinaturas para a apresentação, no Congresso Nacional, de um projeto de iniciativa popular que obriga a União a investir 10% da sua receita bruta na saúde. O número total de assinaturas em favor de mais recursos federais para a saúde superou a marca de 2 milhões em todo o País, sendo Minas o Estado com a maior participação.

"A saúde está caminhando com dificuldades. Os Estados são obrigados a investir 12% do seu orçamento na saúde e os municípios, 15%. No entanto, a média dos municípios mineiros supera os 20%. A União tem que investir mais recursos, afinal é o ente com maior arrecadação tributária. Espero que a União possa dar uma resposta rápida para a sociedade com a aprovação da iniciativa", pontuou.

A Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas foi criada em 2011 para defender e encaminhar reivindicações e propostas do setor filantrópico de saúde junto à Câmara dos Deputados, Senado e Governo Federal. A atuação da frente em Brasília estimulou a criação da frente estadual nas assembleias legislativas em cinco estados, entre eles Minas Gerais.

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG e coordenador da frente estadual, deputado Carlos Mosconi (PSDB), propôs aos dirigentes e políticos presentes no evento uma reflexão sobre o modelo brasileiro de financiamento da saúde. "Mesmo se aprovado o percentual de 10% da receita bruta da União para investimentos na saúde, não será suficiente. Este é um bom momento para avaliarmos o atual modelo e buscarmos novas saídas", ponderou.

Também estavam presentes os deputados estaduais Paulo Lamac (PT) e Arlen Santiago (PTB); o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães; e o deputado federal Antônio Brito (PTB-BA), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas. Os participantes foram anfitrionados pelo presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Saulo Coelho.

Dinis Pinheiro é homenageado com medalha do Judiciário

Também nesta segunda-feira (11), o presidente da ALMG participou da solenidade de comemoração dos 25 anos da Memória do Judiciário de Minas Gerais (Mejud), onde foi agraciado com a medalha comemorativa da ocasião. Instituída em novembro de 1988, a Mejud busca colher, registrar e divulgar fatos e personalidades da vida jurídica de Minas Gerais e preservar objetos e documentos representativos do Judiciário mineiro.

Ao todo, foram 103 agraciados com a medalha. Entre eles o governador Antonio Anastasia; o vice-governador, Alberto Pinto Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; e o presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Elismar Prado (PT).

Na solenidade, o TJMG inaugurou a coleção especial com 334 obras jurídicas e literárias de magistrados e servidores, que ficará no Palácio da Justiça Rodrigues Campos, e a placa com os nomes dos nove desembargadores mineiros que ascenderam ao Supremo Tribunal Federal. O evento também lançou o site do museu virtual da Mejud, que disponibilizará, a partir do ano que vem, o acervo e dos ambientes do Palácio da Justiça. Ainda na solenidade, o TJMG e o Arquivo Público Mineiro assinaram um termo de cooperação técnica para parceria de pesquisa e digitalização de documentos históricos.