Assembleia lança Frente em Defesa de Comerciários Mineiros

Categoria reivindica jornada de trabalho de 40 horas, extinção do fator previdenciário, banco de horas, entre outros.

07/11/2013 - 15:49

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançará nesta sexta-feira (8/11/13), às 10 horas, no Plenário, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários Mineiros, a requerimento do deputado Anselmo José Domingos (PTC). A categoria, maior do Brasil, é formada por mais de 12 milhões de trabalhadores, que são representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).

A Frente Parlamentar é presidida nacionalmente pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP), que já lançou a bancada em três Estados: Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. De acordo com o deputado Anselmo José Domingos, criar uma bancada mineira auxiliará nas necessidades e demandas desse setor. Ele enfatiza que “agora é a vez de Minas Gerais representar os comerciários locais. O momento é extremamente marcante, pois reforça a importância do apoio que essa classe tanto espera”.

Os comerciários mineiros têm reivindicações que abrangem sete pontos: banco de horas; trabalho aos domingos; despedida imotivada; extinção do fator previdenciário; jornada de trabalho de 40 horas semanais; participação nos lucros e resultados das empresas; e diferenças de gênero. O presidente da CNTC e da Federação dos Comerciários de Minas Gerais, Levi Fernandes Pinto, explica que as exigências da categoria “são um instrumento dinâmico que será atualizado de acordo com o andamento dos temas e das novas demandas que surgirem”.

A Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Feccoemg) agrega 35 sindicatos de comerciários, representa um milhão de trabalhadores no Estado, e também é parceira nesta ação. “Hoje, passados mais de 50 anos de sua fundação, a federação continua com o mesmo objetivo definido em sua carta sindical: coordenar os sindicatos representativos das categorias profissionais do comércio de Minas Gerais e representar – jurídica e sindicalmente – todos os trabalhadores do comércio de municípios que não contam com a existência de sindicato da categoria”.

Convidados – Foram chamados para participar do evento o presidente da CNTC e da Feccoemg, Levi Fernandes Pinto; o deputado federal e também solicitante da frente, Dr. Grilo (SDD-MG); a representante da Coordenadoria da Mulher da CNTC e das Mulheres Trabalhadoras no Comércio do Estado de Minas Gerais, Cibele Cristina Lemos de Oliveira; o deputado federal Roberto Santiago; o presidente nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, Eduardo Pereito dos Santos; e o representante da Força Sindical, Carlos Roberto Rosa.