Destinação do casarão da Fhemig é tema de audiência pública

O local, abandonado há 30 anos, pode ser destinado a criação de um espaço cultural.

05/11/2013 - 16:02

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (6/11/13), audiência pública para debater a destinação do casarão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), por solicitação do centro cultural comunitário Espaço Comum Luiz Estrela. O prédio - situado na Rua Manaus, 348, Santa Efigênia, na Capital - está abandonado há 30 anos. A reunião, que será realizada às 9h30 no Auditório, atende a requerimento do presidente da comissão, deputado André Quintão (PT).

De acordo com o gabinete do parlamentar, jovens e representantes de diversos movimentos culturais de Belo Horizonte estiveram no local na última semana. A proposta desse grupo é transformar o casarão em um espaço cultural, que oferecerá uma programação variada e será administrado pelos próprios participantes.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Denise Parreiras Oliveira; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Michele Abreu Arroyo; o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; e o vereador de Belo Horizonte, Pedro Patrus.

Também foram chamados para o debate o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Leônidas José de Oliveira; o diretor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Lucas Vianna Machado; o diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Carlos Henrique Bicalho; e o gerente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Luis Gustavo Molinari Mundim.