Fomento à economia popular solidária é tema de reunião
Audiência pública da Comissão de Participação Popular acontece nesta quinta-feira (7), às 14h30, no Auditório.
01/11/2013 - 13:38Debater a criação do fundo e a implementação da política estadual de fomento à economia popular solidária, em comemoração aos 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Popular Solidária, é o tema de audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado André Quintão (PT), está marcada para esta quinta-feira (7/11/13), às 14h30, no Auditório.
De acordo com informações do parlamentar, a audiência foi solicitada pelo Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, que além de celebrar seus 10 anos, quer reforçar as estratégias para que a Política Estadual de Economia Popular Solidária continue avançando. A intenção é que a política, que teria que ser criada por meio de lei específica, seja incluída na Reforma Administrativa do Estado.
"A Economia Popular Solidária é fundamental como estratégia para a inclusão social. Diante disso, é importante discutirmos a implantação do fundo para o fomento da economia solidária, que deverá ser instituído por legislação específica, assim como os impactos da reforma administrativa do Governo na manutenção dessa política", defendeu o deputado André Quintão.
Convidados – Foram chamados para participar da audiência a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Maria Paes de Vilhena; o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva; o secretário de Estado de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos; o secretário de Estado Adjunto de Trabalho e Emprego e presidente do Conselho de Economia Popular Solidária, Hélio Augusto Martins Rabelo; o assessor do Cáritas Brasileira - Regional de Minas Gerais e membro do Fórum Mineiro de Economia Solidária, Rodrigo Pires Vieira; a professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do projeto de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFV, Bianca Aparecida Lima Costa; e a representante dos Empreendimentos Solidários e da Cooperativa de Confecção e Arte (Coonarte/MG), Francisca Paulina da Silva.