Situação de moradores de conjunto em BH motiva audiência

Deputados querem esclarecimentos sobre a situação do terreno e dos moradores do Conjunto Esplêndido, no Jardim Vitória.

01/11/2013 - 13:32

Para debater a situação do terreno do Conjunto Esplêndido, localizado no bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (6/11/13). A reunião atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT) e será realizada no Teatro, às 9 horas.

Na terça-feira (29/10), foi cumprida uma ordem de reintegração de posse no local, mas as famílias retiradas alegam que são donas do terreno onde foram construídos os apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Elas afirmam ainda que tinham feito um acordo com a prefeitura em que eles cederiam o terreno em troca dos apartamentos. Segundo a assessoria de imprensa do deputado, os moradores que habitam o local há anos estão sendo obrigados a deixar o conjunto e alguns já foram desapropriados e estão vivendo na rua.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o procurador regional de Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior; o superintendente regional Centro de Minas da Caixa Econômica Federal, Ronaldo José Gouvêa Roggini; as promotoras de justiça da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual, Cláudia Ferreira de Souza e Luciana Ribeiro Fonseca; o diretor da construtora Emccap – Belo Horizonte, André de Sousa Lima Campos; a diretora-presidente da Cooperativa Habitacional Metropolitana, Maria Idelma Bisinotto Tomas; e a diretora social da Cooperativa H, Ednéia Aparecida de Souza.