Audiência da ALMG debate ameaças aos índios xacriabás
Reunião da Comissão de Direitos Humanos será em São João das Missões, Norte de Minas, na próxima sexta-feira (8).
01/11/2013 - 14:45A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública em São João das Missões (Norte de Minas), na próxima sexta-feira (8/11/13), às 8 horas. Atendendo a requerimento do deputado Arlen Santiago (PTB), a reunião terá como objetivo discutir os ataques e as ameaças de morte sofridos pelos índios xacriabás, conforme noticiado pela imprensa. O encontro será na Câmara Municipal (Praça Vicente Paula, 300, bairro São Vicente de Paula).
Neste ano, índios da tribo promoveram ocupações de propriedades privadas, como forma de reivindicar a reintegração das terras que pertenceram ao grupo no passado. Eles cobram do Governo do Estado a conclusão do processo de demarcação dessas terras. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), os xacriabás têm sido ameaçados pelas suas ações.
Convidados – Foram chamados para participar da audiência o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira de Souza; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o juiz federal substituto da 1ª Vara da Justiça Federal de Montes Claros, Alexey Suusmann Pere; o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG); o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Martins Sant'Ana; o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.
Outros convidados da reunião são os procuradores da República em Montes Claros do Ministério Público Federal, Allan Versiani de Paula, André de Vasconcelos Dias e Marcelo Malheiros Cerqueira; a presidente da Funai, do Ministério da Justiça, Maria Augusta Poulitreau Assirati; a subsecretária de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Carmen Piedade Rocha; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Nivia Mônica da Silva.