Montes Claros será a primeira cidade a sediar o encontro

Montes Claros recebe reunião sobre mobilidade urbana

Município será o primeiro a sediar encontro da série de reuniões no interior do Estado. Reunião será às 8h30, na Amams.

30/10/2013 - 12:40 - Atualizado em 05/11/2013 - 18:28

Começa nesta quarta-feira (6/11/13) a série de reuniões no interior do Estado para debater a Agenda com os Municípios: Construindo Planos Municipais de Mobilidade Urbana. A primeira cidade a sediar o encontro, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será Montes Claros (Norte de Minas). A reunião terá início às 8h30 e será no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - Amams (Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416, bairro Ibituruna). As inscrições foram encerradas na segunda-feira (4/11).

O encontro começa com exposições do superintendente de planejamento e gestão de infraestrutura urbana e rural da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Pedro Schultz Fonseca Batista, e do professor da Universidade Estadual de Montes Claros e analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira. O tema a ser abordado pelos palestrantes será “Planejamento Municipal e Mobilidade Urbana”. À tarde, a partir das 14 horas, será realizada uma oficina sobre a construção de planos municipais. Como facilitadores, estarão Luiz Felype Gomes de Almeida, da Secretaria Regional de Política Urbana; e Pedro Schultz.

Os objetivos do evento são mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema mobilidade urbana e discutir a realidade dos municípios mineiros com mais de 20 mil habitantes. Essas cidades precisarão debater e aprovar legislações sobre o assunto e planos municipais de mobilidade até 2015, como estabelece a Lei Federal 12.587, de 2012. Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), a questão do transporte público é uma das mais importantes a serem discutidas em todo o País. “Cabe ao poder público dar uma chacoalhada nesse assunto para buscar as soluções, pois a população exige isso”, afirmou.

Os debates, que chegarão ainda a outras 10 cidades do Estado, são ações do Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, realizado pela ALMG nos meses de junho e setembro. Outras ações, como um consulta pública sobre diversos temas, a exemplo de transporte público e acessibilidade, fizeram parte do trabalho do Parlamento Mineiro sobre o assunto Mobilidade Urbana.