CCJ analisa projetos sobre a reforma administrativa
Extinção da Administração de Estádios e absorção da Fundação Centro Tecnológico receberam parecer nesta terça (29).
29/10/2013 - 12:30A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) emitiu, nesta terça-feira (29/10/13), pareceres de dois Projetos de Lei (PL) que tratam da reforma administrativa do Estado proposta pelo governador. O primeiro é o PL 4.443/13, que tramita em 1º turno e determina a incorporação da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) pelo Instituto de Geociências Aplicadas (IGA). O relator, deputado Sebastião Costa (PPS), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº1, que visa apenas realizar adequações à técnica legislativa. O deputado distribuiu avulso (cópias) do parecer.
A proposição determina que, após a incorporação, o IGA passa a denominar-se Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec) e sucederá o Cetec nos contratos, convênios e demais direitos e obrigações contraídos, além de definir que os bens móveis e imóveis que constituem patrimônio do Centro Tecnológico serão revertidos ao patrimônio do Igtec. A proposição também realiza a adequação de cargos do Cetec para o Igtec: nove funções gratificadas e oito cargos serão transferidos e três cargos em comissão serão extintos. Além disso, o projeto prevê que os cargos das carreiras, lotados no Cetec, serão lotados no Igtec.
Por último, o PL prevê que o Poder Executivo poderá, mediante decreto, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, os créditos adicionais e as dotações orçamentárias aprovadas na lei orçamentária de 2014.
De acordo com o parecer, o Cetec, bem como o IGA, integram, por vinculação, a área de competência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por esse motivo, é adequada, por motivos de reorganização da estrutura administrativa, a incorporação do Cetec pelo IGA. Conforme justificativa do governador do Estado, a alteração integra um conjunto de medidas tomadas pelo Executivo com o objetivo de reduzir custos. Essas mudanças, segundo ele, não vão afetar as políticas públicas da área, as metas e os resultados pactuados com a população.
Ademg – A Comissão também emitiu parecer do PL 4.442/13, que também tramita em 1º turno e extingue a autarquia Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg) e transfere suas competências para a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (Seej). O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, que visa apenas adequar o texto à técnica legislativa. O deputado André Quintão (PT) pediu vista do parecer.
De acordo com a proposição, a Seej sucederá a Ademg nos contratos, convênios e demais direitos e obrigações. Além disso, o projeto transfere os bens móveis e imóveis da Ademg para o patrimônio do Estado e extingue 26 cargos de provimento em comissão, sete funções gratificadas e 10 gratificações temporárias estratégicas.
O PL também prevê que o Poder Executivo poderá, mediante decreto, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, os créditos adicionais e as dotações orçamentárias aprovadas na lei orçamentária de 2014. De acordo com o parecer, a alteração é adequada já que a Ademg integra, por vinculação, a área de competência da Seej.