Reunião Especial comemora 40 anos de fundação da Cenibra
Dirigentes e funcionários da empresa, empresários e políticos acompanharam a solenidade.
21/10/2013 - 21:06Os 40 anos de fundação da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra) motivaram homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dirigentes e funcionários da empresa, além de empresários e políticos, participaram, na noite desta segunda-feira (21/10/13), de Reunião Especial de Plenário em homenagem à Cenibra, cuja fábrica fica em Belo Oriente (Vale do Rio Doce). O autor do requerimento para a solenidade foi o deputado Gustavo Valadares (PSDB).
O parlamentar ressaltou não apenas a importância da empresa no cenário econômico no Estado, mas a forma como ela se insere nos municípios e comunidades onde atua, "mostrando-se como uma empresa inovadora e capaz de transformar as realidades destes locais, gerando desenvolvimento e riqueza". Ele lembrou que são cerca de 45.500 empregos indiretos, voltados total ou parcialmente para as atividades econômicas e sociais da empresa. Além disso, acrescentou, a empresa é responsável por uma área de 255 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto, 41% de área de preservação permanente e floresta nativa e o restante em áreas destinadas para infraestrutura.
O deputado disse que é com muita emoção que fala da história da Cenibra, que ele conheceu de perto já que seu pai, Ziza Valadares, foi um de seus presidentes na década de 1990. Gustavo Valadares lembrou que tem muito orgulho em ter apresentado o requerimento que possibilitou a homenagem. E acrescentou que a história da empresa se confunde em parte com sua história de vida, já que foi nas visitas à Cenibra que iniciou sua vida pública.
Em seu discurso, o 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), destacou a importância da empresa, que gera renda em cerca de 100 municípios no Estado e contribui para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico, sendo um "inegável exemplo de gestão e bom planejamento".
Ele lembrou que a Cenibra tem parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e, por meio do programa Fomento Florestal, vem implantando florestas comerciais no Estado, em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. "Dessa forma, vem gerando trabalho e diversificação no meio rural, fazendo com que o cultivo de florestas venha reduzindo a pressão sobre as matas nativas, a fauna local e os recursos hídricos, afimou. O deputado Ivair Nogueira lembrou ainda os esforços na recuperação ambiental de matas ciliares no Vale do Rio Doce, em cidades como Guanhães, Nova Era, Antônio Dias, Belo Oriente e Santana do Paraíso.
Diretor destaca valores da Cenibra
O diretor-presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant, disse que a empresa tem valores das culturas japonesa e brasileira, como ética, seriedade, transparência e respeito às instituições. Ele afirmou que a Cenibra é uma empresa melhor hoje do que há 40 anos, além de ser mais competitiva e produtiva. Disse também que espera que a Cenibra possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
Durante a reunião, a Orquestra Jovem do Projeto Luthier fez apresentação artística a convite da Cenibra. Esta é a primeira e única orquestra do mundo de jovens luthiers, que constroem seus instrumentos com madeira de reflorestamento. O projeto é patrocinado pela Cenibra e outras empresas da iniciativa privada, além do Governo do Estado e da Prefeitura de Barão de Cocais (Região Central do Estado). As músicas apresentadas pela orquestra foram: Moreninha Linda, Índia e Rio de Lágrimas.
Também fez parte da mesa da solenidade o diretor vice-presidente da Cenibra, Naohiro Dôi.
Empresa é uma das maiores produtoras de celulose
A Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, material que dá origem ao papel. Sua produção anual é de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas. Desse total, mais de 90% é direcionado ao mercado externo, atendendo principalmente Japão, Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia.
A empresa está presente em 54 municípios de Minas Gerais. Além dos impostos que recolhe e dos empregos que gera, a empresa ainda desenvolve inúmeros programas que visam elevar os níveis de qualidade de vida das populações vizinhas. São mais de 30 projetos socioambientais que contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de renda, lazer e cidadania.