Sindicalismo bancário motiva Reunião Especial de Plenário

Homenagem vai relembrar importância de grupo de sindicalistas reprimido durante a ditadura militar.

17/10/2013 - 16:01

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima sexta-feira (25/10/13), às 20 horas, Reunião Especial de Plenário para homenagear os 25 anos do sindicalismo bancário pós-regime militar. Os autores do requerimento são os deputados Rogério Correia e Pompílio Canavez, ambos do PT.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado Rogério Correia, a reunião será destinada à comemoração dos 25 anos do movimento que resultou na vitória da chapa CUT no Sindicado dos Bancários de Belo Horizonte em 1987. Será homenageada a diretoria do sindicato empossada em agosto daquele ano. Para o parlamentar, a vitória do grupo conhecido como Oposição Sindical marcou uma nova etapa do sindicalismo bancário, que foi duramente reprimido durante a ditadura.

As novas lideranças, que haviam lutado pelas liberdades democráticas durante o regime militar, trouxeram à pauta do movimento sindical novos temas, que ultrapassaram as questões salariais e trabalhistas. Desses temas, destacam-se cultura, direitos humanos, reforma agrária, questões raciais e de gênero, entre outros. O modelo da Oposição Sindical Bancária tornou-se exemplo não só para a Capital, mas para todo o País, na avaliação dos dois deputados que solicitaram a homenagem.