Memória e Poder entrevista o político Octávio Elísio

Programa da TV Assembleia, que vai ao ar neste sábado (19), enfoca a trajetória do ex-secretário do Governo de Minas.

16/10/2013 - 16:26

No mês em que a Constituição Federal faz 25 anos, o Memória e Poder, programa da TV Assembleia, entrevista um dos deputados constituintes, o mineiro Octávio Elísio Alves de Brito. Além de parlamentar, o engenheiro foi secretário do Governo de Minas em três pastas: Educação; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; e Cultura. Octávio Elísio destacou-se ainda por ser um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. O programa vai ao ar neste sábado (19/10/13), às 20 horas.

Assista aos últimos vídeos do Programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Nascido em Belo Horizonte em 1940, Octávio Elísio cresceu e estudou em Ouro Preto (Região Central do Estado). Órfão de pai ainda na infância, desde cedo dedicou-se ao magistério, primeiro, dando aulas de reforço a colegas, e mais tarde, como professor do curso de Engenharia de Minas e Metalurgia da Universidade Federal de Ouro Preto, curso em que se graduou.

Quando se mudou para Belo Horizonte, logo foi trabalhar como professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também no Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), um órgão voltado ao fomento da indústria no Estado. Octávio Elísio chegou à política quando começou a trabalhar como secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Depois, assumiu a pasta da Educação no governo Tancredo Neves.

Eleito deputado federal constituinte em 1986, defendeu, no Congresso Nacional, principalmente as questões ligadas à educação. Logo antes da promulgação da Constituição, uma cisão ideológica no PMDB levou um grupo de parlamentares a se unir e fundar o PSDB.

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (20), às 15h30; na segunda-feira (21), à meia-noite; na terça-feira (22), às 21 horas; e na quarta-feira (23), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.