Cooperativa da Usiminas será homenageada em Plenário

Reunião especial, na sexta-feira (18), vai celebrar 50 anos de fundação da entidade situada em Ipatinga

11/10/2013 - 15:17

Na próxima sexta-feira (18/10/13), às 20 horas, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará Reunião Especial para homenagear a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda (Consul). Solicitada pelo deputado Juninho Araújo (PTB), a cerimônia vai celebrar os 50 anos de fundação da Consul, sediada no município de Ipatinga (Região Metropolitana do Vale do Aço/RMVA). Segundo o deputado, a homenagem visa a destacar os “relevantes serviços prestados pela entidade à comunidade do Vale do Aço desde a década de 1960 “.

A homenageada - A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas foi fundada em 1963 com o propósito de suprir as necessidades básicas de seus empregados com produtos alimentícios. O surgimento ocorreu numa conjuntura de implantação dessa grande siderúrgica e do crescimento da cidade de Ipatinga ao seu redor. Desde então, a Consul exerce um cooperativismo que é destaque no mercado varejista da região. Segundo dados da própria cooperativa, atualmente, ela é a maior cooperativa de consumo de Minas Gerais e a 4ª maior do Brasil. No levantamento mais recente divulgado, a entidade contabilizava 70.532 cooperados entre empregados da Usiminas, empresas do grupo e conveniadas, além de pessoas da comunidade, que passaram a integrar o quadro de associados na década de 90.

Até 1993, a cooperativa era exclusiva dos empregados da Usiminas, mas mudou o modelo de gestão, passando a receber cooperados de outros segmentos da sociedade da região. Em 1998, a Consul inaugurou uma loja âncora no Shopping do Vale do Aço. Hoje, possui seis lojas (em Ipatinga e Timóteo) além de um supermercado e uma drogaria. Em mensagem assinada pelo presidente da entidade, Matusalém Dias Sampaio, destacou que a preocupação da Consul é a de “priorizar princípios voltados para o bem comum e para a união dos esforços, gerando benefícios para todos e tendo sempre como referencial, para a sua conduta comercial, os valores cooperativistas”.