Câmara dos Deputados debate na ALMG reforma do ensino médio

Comissão criada para discutir o tema faz audiência pública nesta quinta-feira (3/10), para ouvir propostas de Minas.

27/09/2013 - 16:12

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai sediar a audiência pública da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (3/10/13) no Teatro, a partir das 9 horas. A comissão é presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), e o relator é o deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB). A reunião acontece no momento em que o Governo Federal prepara o Pacto Nacional pelo Ensino Médio (Pnem), que reúne um conjunto de dez ações para a área.

O objetivo do evento é levantar diagnósticos, propor ações e debater as propostas do Estado para a reformulação do ensino médio no Brasil. “Não temos divergências quanto ao tema. Todos nós sabemos que é preciso mudar esse ensino. É fato que precisamos agir. Já temos várias gerações abandonadas pela falta de um ensino médio mais atraente e inúmeras outras razões. Estamos entusiasmados de que iremos, através dessa comissão, melhorá-lo, afirmou Lopes.

Foram convidados para a audiência pública os deputados Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da ALMG; Duarte Bechir (PSD) e Paulo Lamac (PT), respectivamente, presidente e membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.

Criada em maio de 2012, a Comissão Especial realiza reuniões toda semana na Câmara dos Deputados e já promoveu debates por todo o País. As sugestões e recomendações colhidas serão debatidas nos dias 15 e 16 de outubro de 2013, quando acontecerá o Seminário Nacional sobre o tema, em Brasília, e o colegiado apresentará seu parecer. “A questão polêmica ainda é como calibrar o Ensino Médio regular com o ensino técnico. A certeza que temos é de que o mundo atual exige que o aluno saia da escola com uma qualificação para o mercado de trabalho”, afirmou Lopes.

Também foram convidados para a audiência pública a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; a coordenadora geral do Sind-Ute-MG, Beatriz Cerqueira; e a presidente da Ubes, Manuela Braga.

A comissão - Segundo a Câmara dos Deputados, a proposta da Comissão Especial é propiciar aos Poderes Legislativo e Executivo, com a participação de entidades sindicais, iniciativa privada, conselhos da juventude e outros, a discussão sobre alternativas de organização do ensino médio e as diferentes possibilidades formativas que contemplem as múltiplas necessidades socioculturais e econômicas do jovem e do adulto, na perspectiva da universalização do ensino com qualidade.